O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, esteve presente na sessão comemorativa que contou com uma breve apresentação intitulada “80 anos, a história de uma instituição que preserva as Memórias”, pela Diretora do Museu, Deolinda Carneiro.

Seguiu-se a estreia da peça de teatro de marionetas “Avé Lunae – a Cividade de Terroso em tempo de Castrejos e Romanos”. Este foi um trabalho desenvolvido de raiz pela equipa do Museu. Foram os seus colaboradores que conceberam a história, executaram a estrutura e as marionetas e, finalmente, deram-lhes voz e movimento.

A criação do Museu Municipal corresponde a um ensejo já muito mais antigo e que reuniu o consenso entre os intelectuais à época, contudo, é a figura marcante de António dos Santos Graça que toma as rédeas deste processo e o leva a bom porto.

O historial desta instituição está inevitavelmente ligado à cultura e tradições da Póvoa. Esta é a matéria-prima que se procura preservar, estudar e divulgar, numa perspetiva de usufruto para o presente mas amealhando, igualmente, para as futuras gerações o património e as memórias do coletivo que nos dão uma identidade própria.