Esta atividade, selecionada como evento satélite do Pacto Ecológico Europeu, reuniu centenas de alunos das escolas básicas da cidade da Póvoa de Varzim – Desterro, Século, Nova, Giesteira, Sininhos e Grande Colégio – no Largo do Passeio Alegre.

A iniciativa deu voz aos jovens ativistas, que se deslocaram das suas escolas a pé em defesa pela ação climática e fizeram apresentações relacionadas com a temática. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez questão de marcar presença neste evento e mostrou-se positivamente surpreendido com a qualidade criativa e artística dos projetos executados pelos alunos poveiros.

De acordo com a organização internacional para a sustentabilidade Global Footprint Network, no dia 1 de agosto a humanidade já terá esgotado os recursos do planeta para 2024. Por isso, e para Aires Pereira, o tempo de ação é agora porque “não há planeta B” e quem irá sofrer a inação dos líderes atuais serão, precisamente, as próximas gerações.

A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Câmara sublinhou a importância de todos seguirem o exemplo da Póvoa de Varzim, que em respeito dos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas, consagrou no seu Plano Estratégico 2020-2030 a implementação eficiente de inúmeras medidas de sustentabilidade ambiental.

No final do evento, houve lugar a um momento simbólico onde todos foram envolvidos por uma imensa linha vermelha que simboliza o limite de 1.5ºC de aquecimento que não podemos ultrapassar, tricotada com a ajuda da Dress a Girl, Lavorada, Amigos do Museu e elementos da Camisola Poveira.