Moderado pela jornalista poveira de referência da RTP, Sandra Sousa, o debate arrancou com a participação de Hugo Coelho, Presidente da Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia (TecParques), que revelou que a missão da associação a que preside é debelar dificuldades e traçar uma estratégia nesta área em Portugal, através da potenciação do conhecimento cientifico existente. Para Hugo Coelho, o networking, “realizado com sucesso no Centro Póvoa Empresas” é indispensável e algo “inerente a todos os parques” e, para ser “agente de produção de riqueza”, depende do empenho coletivo e das sinergias entre as universidades, o poder local e as empresas.

Pedro Guerreiro, Diretor de Empreendedorismo da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), destacou o apoio que o Município da Póvoa de Varzim dá aos jovens empresários, tão importante para a sua entrada no mercado de trabalho. O palestrante considera que “o trabalho em rede é fundamental, num mundo cada vez mais globalizado” e a ANJE, com 5.500 associados, é exemplo desse trabalho, pois funciona como “a maior rede de incubação nacional, com oito Incubadoras, que permitiram a formação de cerca de 300 empresas, de setores diversificados, que se ajudam e apoiam mutuamente para crescerem e fazerem negócios entre eles”.

A finalizar o Painel III, Américo Campos, CEO da Sanipower, enalteceu o carinho que tem pelos funcionários de todos os departamentos das cinco empresas do grupo Sanipower, sem os quais “nenhuma empresa tem sucesso”. A valorização dos trabalhadores é essencial para o empresário poveiro de reconhecido sucesso, pelo que o trabalho em rede deve ser estimulado e incentivado para que “as nossas empresas cheguem ao final do mês e tenham todas lucro”.

O III Congresso empresarial da Póvoa de Varzim encontra-se a decorrer, no Hotel Axis Vermar, até ao próximo dia 29 de outubro. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Consulte o programa completo do III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, aqui.