“A modernização e ampliação das nossas escolas é uma prioridade nossa, mas não através de soluções que impliquem a criação de grandes Parques Escolares descentralizados ou afastados das zonas onde sempre se inseriram”, explicou Aires Pereira, “muito do movimento e vida que temos nos nossos centros deve-se à presença das escolas perto das áreas de residência, que permite às crianças fazer as deslocações a pé, em segurança e com a companhia dos familiares”.

Dois exemplos práticos disto mesmo são as obras de requalificação e ampliação da Escola da Giesteira e da Escola das Machuqueiras que decorrem em simultâneo e que ficam prontas já em março do próximo ano.

O investimento de 740 mil euros na Escola da Giesteira irá permitir dar aos alunos e professores melhores condições tanto para alunos como para os professores, através da construção de uma nova biblioteca, área de recreio coberto e um salão polivalente com balneários de apoio projetado tanto para a prática de atividades desportivas da população escolar, quanto para ser colocado ao serviço da restante comunidade poveira. O resultado final pode ser já visto em vídeo aqui.

Também em Laúndos já é possível antever como vai ficar a Escola das Machuqueiras (ver imagens do antes e depois aqui), graças aos trabalhos de remodelação e ampliação no valor de 1 milhão de euros. Na zona a ampliar serão criadas novas áreas funcionais, como um salão polivalente dotado de copa destinado às atividades desportivas e refeitório, uma sala de apoio que funcionará como biblioteca e várias salas de trabalho. Ao nível da remodelação, serão renovadas as salas de aula existentes e criados espaços complementares às atividades letivas.

Uma das preocupações do Presidente da Câmara foi que estas empreitadas não afetassem a continuidade do ano letivo. Por isso, estão garantidas em ambas todas as condições de segurança aos alunos que as frequentam. Assim que necessária a intervenção no interior dos edifícios existentes, os alunos transitarão para umas instalações provisórias, por forma a que as aulas não sejam interrompidas.