Numa sessão particularmente participada por Educadores, Professores do 1.º Ciclo, Professores de Português e Professores Bibliotecários, Cristina Norton apresentou, numa versão reduzida da oficina “Os mecanismos da escrita”, por si ministrada e cuja carga horária costuma ser de 25 horas, vários exercícios que contribuem para a escrita criativa, lembrando a importância de decorar poesia, do estudo e criação das “vetustas lenga lengas” non sense, do prazer de disparatar, criando jogos que nos ajudem a aprender, primeiro, a desconstruir o ato da escrita; para que desta forma possamos realmente entender / sentir como se processa, dentro de nós, o “mecanismo da escrita. Para Cristina Norton, é fundamental que professores e outros educadores possuam estas capacidades e as aperfeiçoem cada vez mais, para, por sua vez, transmitir às crianças e, sobretudo, aos idosos.

No caso dos mais velhos, Cristina Norton salienta que, no dia-a-dia apressado em que vivamos, em que já não há tempo para as “histórias contadas à lareira”, é fundamental dotar os mais velhos de ferramentas de escrita, para que possam dar largas à sua imaginação e ir passando para o papel a sua experiência de vida. Não podemos esquecer que será com estes registos, que no futuro, vamos poder saber “contar como foi”.

Cristina Norton, salientou que o seu método de ensino é baseado no humor, porque, acredita, “nos momentos trágicos da Humanidade o que nos pode salvar é o alimento espiritual que, para além da Religião, pode ser a Arte, a Música, a Poesia…”.

Num mundo em que a informação flui com muita rapidez, é natural que, sobretudo aos mais novos, surjam bloqueios na escrita e compreensão. Por isso, “é necessário criar estímulos para resgatar a nossa memória”.

Concluiu dizendo que “é rindo que vamos trabalhando e aprendendo a construir textos”.