Do programa consta a Eucaristia, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, às 7h30, e no final da cerimónia, pelas 9h00, inicia-se o percurso a pé ao longo de 7 quilómetros que separam a Matriz da Póvoa do altar no terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, numa procissão comandada pelo andor da devoção, carregado em ombros por pescadores.

Às 11h00, realiza-se a Eucaristia presidida pelo Bispo Emérito de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, e animada pelo Grupo Coral Paroquial de S. Miguel de Laúndos e pelo Coro Manuel Giesteira (CMG).

Da parte da tarde, às 16h00, tem lugar a recitação do terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e cerimónia do adeus. As cerimónias da tarde são animadas pelos coros: Coro Infantil de Amorim e de Laúndos e Pequenos Cantores de Amorim e de Laúndos.

“Com e como Maria acredita”, é o tema para todas as peregrinações a realizar este ano na Arquidiocese de Braga.

Este ano pastoral é dedicado à “Fé Contemplada” inspirado em S. Lucas 1, 45: “Feliz de Ti que acreditaste”.

Entre diversos motivos que ajudam a viver este dia de uma forma ainda mais intensa, destacam-se os sempre belos tapetes de flores dentro do Santuário, reconhecida obra de arte, e fora do mesmo junto ao altar da celebração.