As festividades começaram na passada quinta-feira, para jantar, e contaram com a animação do DJ Canossa, noite dentro. O horário de abertura manteve-se na sexta-feira, com atuação de Francisco Nova e som do DJ Canossa. Não faltaram no prato de poveiros e visitantes a típica sardinha assada, marisco, polvo, espadarte, espetadas de lulas, raia frita, porco assado, bifanas, caldo verde e rabanadas, petiscos sempre acompanhados por música poveira.

O Peixe do Nosso Mar prolongou-se pelo fim-de-semana, tendo aberto portas igualmente para almoço. No sábado, a Academia Sport Dance, o Grupo Ballet e Hip Hop e a Escola das Caxinas acompanharam as iguarias com espetáculos de dança. A música esteve a cargo do DJ Paulo Lopes, que repetiu presença à hora de jantar, com Francisco Nova como cabeça de cartaz. No domingo, a animação esteve inteiramente a cargo do DJ Marko, tanto ao almoço como ao jantar.

Concluída a primeira etapa do Póvoa ao Ar Livre, o Auditório da Lota já se prepara para receber o Arraial Poveiras, promovido pelo Grupo Tricanas Poveiras, entre quinta-feira e domingo (18 a 21 de julho). O horário de abertura é o seguinte: a partir das 20h00 na quinta e sexta-feira e às 12h00 e 20h00 no sábado e domingo.

A acompanhar as pataniscas, bifanas, sardinha na brasa, francesinhas, cambitos de raia e demais iguarias poveiras, o Arraial Poveiras irá contar com atuações dos artistas Neno, Álvaro Maio (ambos no domingo) e Francisco Nova (todos os dias), da Banda Ponto Final (sábado), da Tuna Dinos Seniores (quinta-feira) e dos H2A (sexta-feira). A organização preparou ainda uma atração surpresa, a revelar apenas no domingo.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nestas nove semanas cem por cento poveiras, desfrutando assim, em família, dum verão ao ar livre cheio de festa, música, convívio e do melhor que a gastronomia poveira tem para oferecer.