No que ao nosso concelho diz respeito, destaque para o modo exemplar como o Município da Póvoa de Varzim atuou de forma preventiva e eficaz no combate ao COVID-19, reconhecido por todos os membros. Resultado disso, à data, a Póvoa de Varzim tem apenas 12 infetados confinados e faleceram 9 pessoas com COVID-19.

Este número foi ontem anunciado pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esclarecendo que considera “muito importante esta informação porque as pessoas, todos os dias, têm acesso ao boletim da Direção-Geral de Saúde que apresenta um acumulado de casos positivos e não faz a descarga daquilo que são os recuperados e daqueles que vão falecendo. Por isso, uma vez que tive acesso a esta informação, acho que era minha obrigação divulgá-la até porque é um sinal de grande tranquilidade que se pode dar à Póvoa de Varzim e a quem está a pensar vir até cá”.

O autarca salientou que fazem toda a diferença os números apresentados – 157 – e os 12 confirmados: “tem-se lutado e tentado obter esta informação que a Direção-Geral de Saúde teima em não divulgar. Entendi hoje aqui revelar porque junho é um mês atípico na nossa cidade, marcado por diversas festividades, e é fundamental que todos tenham confiança no trabalho que fizemos, não deixando de cumprir as recomendações para nossa própria segurança”. A este propósito, Aires Pereira transmitiu que o facto do São Pedro ser o último santo popular do mês de junho vai permitir ver como vão ser festejados o Santo António e São João nas outras cidades e, na Póvoa será festejado do mesmo modo, ou seja, o autarca assumiu que não vai admitir que haja um comportamento diferente para a nossa cidade.

Ainda sobre este assunto, o Presidente revelou que o Município apresentou um pedido oficial à Direção-Geral de Saúde para que nos seja facultada esta informação.

Sobre transportes no nosso concelho, mais concretamente o facto das operadoras não estarem a funcionar, Aires Pereira transmitiu que “a Autoridade Metropolitana dos Transportes não tem gerido a situação, como seria sua obrigação em função da delegação de competências que todos os municípios fizeram nesta matéria de transportes para que tivessem uma gestão centralizada. É inaceitável que as empresas não estejam a cumprir os serviços mínimos e que ainda nada tenha sido feito nada, nomeadamente, recorrer à requisição civil numa área tão importante como esta para que as pessoas se possam deslocar. Pior ainda a situação que resulta de não assumirem o transporte escolar como seria sua obrigação, forçando o Município a recorrer aos nossos autocarros e viatura de uma Junta de Freguesia”.

A Assembleia aprovou o Relatório de Gestão e Contas do Município referente ao ano de 2019.

Foi aprovada também a proposta de estrutura orgânica do Município da Póvoa de Varzim e a proposta de isenção de taxas devidas pela ocupação de espaço público – instalação de postos de carregamento de automóveis elétricos.