Aires Pereira referiu que este Plano Estratégico 2020-2030 representa uma oportunidade única de definir um caminho de regeneração e fortalecimento da identidade poveira para a próxima década. Com o encurtamento dos ciclos, uma década representa agora uma geração. Para perceber o tipo de impacto que queremos ter para as próximas gerações temos, então, que definir qual o nível de transformação que pretendemos para os próximos tempos.

Nessa medida, e tendo como referência a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, refletiu-se sobre um conjunto de eixos prioritários. O documento estabelece compromissos de curto, médio e longo prazo, contando com uma estimativa orçamental global de 217,5 milhões de euros para dez anos. O objetivo é o de fortalecer a política de coesão social e económica desenvolvida ao longo dos últimos anos e, em simultâneo, de projetar uma imagem mais audaz e inovadora para o futuro do concelho.

1. Coesão Social 1.1 Saúde; 1.2 Habitação; 1.3 Inclusão; 1.4 Educação; 1.5 Cultura; 1.6 Desporto

2. Vitalidade Económica 2.1 Pequenas e Médias Empresas; 2.2 Turismo; 2.3 Re-industrializar com Valor; 2.4 Centros de I&D; 2.5 Mar; 2.6 Agricultura

3. Sustentabilidade Ambiental 3.1 Mobilidade; 3.2 Reabilitação Urbana; 3.3 Eficiência Energética; 3.4 Gestão Integrada e Inteligente; 3.5 Espaços Verdes e Meio Ambiente; 3.6 Bem-estar Animal

4. Cooperação Institucional, Externa e Digital 4.1 O Mundo no Concelho; 4.2 O Concelho no Mundo; 4.3 Articulação com o Poder Central; 4.4 Digitalização

O Presidente da Câmara terminou a apresentação declarando que “a nossa causa é a Póvoa de Varzim e o que importa é termos um caminho partilhado por todos aqueles que se interessam e dão contributos para a nossa vida coletiva”. Para Aires Pereira, o concelho “tem que continuar a ser de todos para todos” e para isso “precisamos de criar condições para que os poveiros possam viver (d)a terra e (d)o mar”. A finalidade hoje e daqui a dez anos é a mesma, isto é, “devolver o concelho às pessoas” e “elevar a Póvoa ao nível 4.0, tornando-a mais global e digital”.