O evento contou com a presença do Presidente do Politécnico do Porto e da Presidente da Direção da ESMAD, que no seu discurso se referiu à relação de proximidade existente entre a ESMAD e o Município da Póvoa de Varzim; exemplo disso mesmo, a profícua parceria estabelecida entre o MAD-Lab e o Centro Póvoa Empresas, da qual já resultou a realização de residências artísticas no concelho e a criação do website PÓVOA iNOVA. Olívia Marques da Silva enalteceu, ainda, a ideia da Câmara Municipal em lançar o Prémio PÓVOA iNOVA Academy, como forma de apoiar os jovens no desenvolvimento de novas ideias e na entrada no mercado de trabalho.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim reconheceu que “a criatividade e a inovação são elementos fulcrais” para o desenvolvimento das cidades, encontrando nos jovens o motor para “enfrentar este novo contexto competitivo”. A ESMAD nasceu, de facto, para ajudar a reunir as condições e as características para atração e fixação de agentes criativos e de indústrias criativas na região, constatou Aires Pereira.

Aos discursos de abertura, seguiu-se a entrega dos prémios: Investigação Artística Aplicada e Melhores Estudantes do ano letivo 2020/2021. A cerimónia prosseguiu com a apresentação do projeto Para Rio de Onor: design e território por Soraia Gomes Teixeira e com o debate sobre as “Perspetivas sobre a Arte da Animação”, com Luís Alípio na moderação. Um MADsunset com a presença das Tunas Académicas, Gatunos e Afrodituna, encerrou este dia de aniversário.