Esta visita deu continuidade a tantas outras que o edil tem vindo a fazer com o objetivo de percorrer o nosso concelho e ouvir a população na totalidade. Esta é uma oportunidade que todos os munícipes têm de colocar as suas questões e encontrar, eventualmente, solução para alguns problemas.

Acompanhado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, pelos Vereadores Andrea Silva, Lucinda Delgado e Ricardo Zamith, e pelo Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Daniel Bernardo, Aires Pereira respondeu a questões relacionadas com a Estrada Nacional 206, a requalificação do Largo do Bom Sucesso, do Aqueduto e ainda sobre o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.

Antes do encontro com a população na Sede da Junta de Argivai, o Presidente visitou alguns locais da freguesia, nomeadamente, a Igreja Paroquial, o Cemitério e a Capela do Bom Sucesso, que está a ser alvo de obras de recuperação. O pároco da freguesia, Pe. Avelino explicou o processo de reabilitação da Capela, dando a conhecer o que já foi feito e ainda falta fazer.

O atual Parque de Merendas e o espaço onde se pretende criar o novo também fizeram parte desta visita, bem como o campo de futebol sintético inaugurado em 2015.

Aires Pereira também se deslocou à Rua do Forranjal, que a Junta pretende alargar e criar uma nova ligação à freguesia de Beiriz. Também nesta zona pôde constatar o estado em que se encontra o Aqueduto, que está a ser alvo de uma candidatura para a sua reabilitação. Manifestou disponibilidade em colaborar nesse processo, lembrando que a proprietária do monumento é a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, entidade responsável pela sua manutenção.

Na reunião com os argivaienses, Daniel Bernardo referiu-se aos próximos investimentos da União de Freguesias, nomeadamente, o novo Parque de Merendas e o alargamento da Rua do Forranjal para ligação a Beiriz.

Dada a palavra ao público, a população mostrou-se bastante preocupada com a falta de sinalização e passeios na Estrada Nacional 206.

Sobre esta questão, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esclareceu que o Município não pode intervir nesta estrada pois a mesma é da responsabilidade da Estradas de Portugal. No entanto, por considerar que a segurança dos munícipes está em causa, sugeriu que manifestassem à entidade essa necessidade através de um abaixo-assinado.

Os argivaienses reclamaram que fosse colocada nas autoestradas com saída para o nosso concelho (A28 e A7) sinalética com a indicação “Póvoa de Varzim”, ao que Aires Pereira respondeu tratar-se de uma questão que já foi colocada mas não conseguiu ver resolvida devido a regras de sinalização. No entanto, já pensou numa alternativa que passaria pela colocação de painéis publicitários a convidar a uma visita à nossa cidade.

Sobre os próximos investimentos em Argivai, o autarca transmitiu que em relação ao novo Parque de Merendas a Câmara irá oferecer o equipamento necessário, desde que a Junta faça o movimento de terras, e prevê que fique pronto até ao início do verão. Está também prevista a requalificação do Largo do Bom Sucesso através da qual será possível acabar com o estacionamento desregulado e abusivo de que a população se queixou nesta zona.

O edil informou que, ao longo deste ano, haverá um reforço de contentores e anunciou que será colocado em prática, numa zona piloto da Póvoa de Varzim, um sistema de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos. O que acontece atualmente na Póvoa de Varzim é o pagamento do valor mínimo (€10) pela recolha do lixo, uma vez que este está diretamente relacionado com o gasto da água. Com o novo sistema de recolha, o munícipe irá pagar pela quantidade exata de lixo que produzem, em vez da taxa indexada à fatura da água.

Este sistema denomina-se PAYT (Pay as you throw) – qualquer coisa como “pague à medida que deita o lixo fora” – e, basicamente, quanto mais lixo um habitante produzir, mais paga. Em cada habitação serão entregues quatro contentores (para o lixo indiferenciado, o plástico, o vidro e o papel), equipados com sistemas que permitem pesar a quantidade de resíduos depositados e identificar o utilizador, através de um cartão.

Questionado sobre o caso do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, Aires Pereira fez questão de explicar aos presentes todo o processo, desde o seu início, demonstrando a posição coerente e firme que o município poveiro tem mantido: “nunca desistimos de fazer um novo hospital mas até lá deve ser feito o investimento no aumento do que já existe para que todos tenhamos melhores condições nos serviços de saúde que nos são prestados”.

Uma vez mais reafirmou a sua posição de defesa intransigente do Sistema Nacional de Saúde e deixou o apelo: “devemos continuar atentos e vigilantes”.

Recorde-se que a ampliação do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde foi uma das questões discutidas na última sessão de Assembleia Municipal na qual foi aprovada uma moção defendendo o alargamento das instalações do hospital e recusando a deslocalização do Serviço Nacional de Saúde (SNS).