A iniciativa, realizada pela AMP em parceria com a INOVA+, distinguiu ainda a ideia DIAPOTEK – Gestão Terapêutica e a ideia WelcomeHOME, que conquistaram, respetivamente, o 2ª e 3º lugar. A sessão final, a terceira e derradeira, ficou marcada por um Pitch das 10 ideias finalistas. O concurso, no âmbito do CIS-M (Centro de Inovação Social Metropolitano), teve como principal objetivo apoiar a criatividade e o espírito empreendedor de modo a que ideias com potencial de resolução de problemas sociais da região possam ser transformadas em empresas sociais.

 O vencedor do concurso recebe um prémio de mentoria, serviços de incubação e um tablet, no valor global de 15 mil euros. O segundo classificado é premiado com serviços de incubação e mentoria e o terceiro lugar terá direito a serviços de mentoria.

A sessão final do concurso contou com a presença de empreendedores sociais, entidades do sector público e privado, instituições e associações sociais e culturais do 3º sector, que intervêm neste território.

Consistiu na apresentação das 10 ideias finalistas em formato “pitch”, que foram previamente preparadas no âmbito do Campus de Inovação Social, que teve lugar nos dias 4 e 5 de Julho, na SANJOTEC, em S. João da Madeira, outro dos Polos do CIS-M.

As ideias finalistas foram sujeitas à apreciação de um painel de júri composto por Eurico Neves (CEO INOVA+), Miguel Sousa (COO INOVA+), Novais Barbosa (Presidente da UPTEC e Portus Park) e Luís Calado (Technical Evangelist na Microsoft).

A ideia vencedora consiste no seguinte: Topame Pesca – Transformação e Otimização através de uma Plataforma de Análise e Modelação Ecológica – (Póvoa de Varzim): nos últimos anos, um dos gastos que maior aumento significativo sofreu, quer do ponto de vista empresarial quer familiar, foi o combustível fóssil, afetando principalmente a atividade pesqueira, que encarrega pessoal com mais precariedade. A criação de uma start up de base tecnológica, onde é prestado um serviço mais focado para o setor primário da Pesca pode ser a solução para reduzir os encargos com o consumo de combustível, bem como ajudar na procura de peixe e essencialmente uma responsabilidade social para com estas famílias que tanto necessitam de ajuda.

Outra das ideias finalistas também tem origem na Póvoa de Varzim e consiste no seguinte: YAY – Plataforma de apoio às terapias convencionais de crianças com ASD – (Póvoa de Varzim): as Perturbações do Espectro do Autismo (Autism Spectrum Disorders – ASD) são uma preocupação crescente para as famílias, educadores e profissionais de saúde de todo o mundo. A inovação baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação, para as plataformas multi-toque existentes no mercado, iPad e Androide (software), bem como outras plataformas multi-toque com dimensões superiores que terão como público-alvo as escolas, clínicas e centros de terapias para Autistas/Aspergers, que apoiem a comunidade do autismo com ferramentas complementares às terapêuticas existentes, que se diferenciem, do ponto de vista tecnológico, das atualmente existentes no mercado.

Toda a informação sobre o Concurso de ideias de Inovação Social encontra-se disponível no site do concurso.