Foi ratificada por unanimidade a abertura de concurso público para a Reabilitação do Aqueduto de Santa Clara, património classificado como Monumento Nacional, localizado na União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. Trata-se de um investimento de cerca de 600 mil euros, decorrente da aprovação da candidatura na área do Património Cultural no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

A Assembleia Municipal foi igualmente unânime quanto à abertura de concurso para a conclusão da empreitada de ampliação e requalificação da Escola E.B.1 da Giesteira, no valor de 1 milhão e 750 mil euros, bem como para as obras de reabilitação de Bairros Sociais de Aver-o-Mar e Amorim, no montante de cerca de 300 mil euros.

Dando seguimento à sua forte aposta na educação, Aires Pereira revelou que está a ser elaborado um projeto para a reabilitação da Escola Básica dos Sininhos. Este será um investimento que respeitará a premissa deste Executivo Municipal de manter as escolas próximas das pessoas, favorecendo uma maior envolvência entre a comunidade local e escolar. “Muito do movimento e vida que temos nos nossos centros deve-se à presença das escolas perto das áreas de residência, que permite às crianças fazerem as deslocações a pé, em segurança e com a companhia dos familiares”, adiantou o Presidente da Câmara. “A Escola dos Sininhos é um compromisso eleitoral que será honrado, sendo necessário, para o efeito, adquirir terreno para fazer uma ampliação e requalificação à altura para dar resposta às necessidades dos alunos e docentes”.

Houve, ainda, oportunidade de eleger os representantes das freguesias do Município da Póvoa de Varzim para o XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses. A eleição decorreu por voto secreto, tendo resultado na designação de Paulo João Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, e de Vítor Correia, Presidente da Junta de Freguesia da Estela.