Considerando a experiência acumulada pelo Museu Municipal e pelo Grupo de Escuteiros de Terroso, a Comunidade de Montes de Camposancos convidou o Município da Póvoa de Varzim e estas entidades para organizarem uma recriação castreja, atividade que teve lugar durante o domingo, dia 22 de setembro.

A atividade pretendeu divulgar e valorizar o património arqueológico local e decorreu a pouca distância da Cividade de Santa Tecla. O evento teve uma considerável afluência, contando com a presença de representantes da edilidade de La Guardia, bem como diversas associações locais, nomeadamente “O Piueiro”, de quem partiu a sugestão para a realização desta atividade. O Município poveiro fez-se representar pelo seu Vice-Presidente, Luís Diamantino.

A participação poveira animou a iniciativa com a apresentação de trabalho ao vivo de vários ofícios tradicionais, como a olaria, a tecelagem, o bordado, a fiação, a cestaria; a prova de pão de bolota; a exibição da peça de teatro de marionetas “Ave Lunae”, alusiva ao processo de romanização e a encenação de vários momentos de confrontos entre castrejos e romanos.