A campanha gastronómica Sabores Poveiros, que está a ser desenvolvida desde 2007, pretende que os pratos tradicionais do concelho e da região sejam mais um motivo de atracção para que cada vez mais pessoas procurem a Póvoa de Varzim. A entrar no seu terceiro ano, os Sabores Poveiros (enquadrado no programa de animação global do concelho designado “Animapóvoa”, apoiado financeiramente pelo Turismo de Portugal) servem na plenitude este objectivo.

Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, qualifica este projecto como “uma alavanca para que a gastronomia da Póvoa de Varzim e da região se torne um factor turístico essencial.” O autarca considera que “o feedback das opiniões e sugestões dos clientes, através dos cupões que disponibilizamos, tem sido extremamente positivo.” Estes cupões, quando preenchidos pelos clientes dos restaurantes, habilitam-nos a sorteios mensais de fins-de-semana numa Pousada de Portugal. Estes sorteios realizam-se no Posto de Turismo na primeira quarta-feira, após o primeiro fim-de-semana, de cada mês.

Afonso Oliveira considera, ainda, que “2009 é o ano de consolidação da campanha gastronómica.”

Uma receita diferente todos os meses, este ano com um novo modelo: os pratos estão disponíveis nos restaurantes aderentes apenas aos fins-de-semana. Para além de rentabilizar os recursos e o investimento realizado pelos estabelecimentos, disponibilizar estes pratos às sextas, sábados e domingos, quando o fluxo de clientes é muito maior que na restante semana, permite ainda que a qualidade dos produtos (peixe, polvo, marisco, etc.) seja sempre a mais elevada.

Duas novas receitas também fazem parte do calendário deste ano: Bacalhau e Feijoadas. Em Fevereiro, os clientes de 31 restaurantes aderentes já provaram as várias formas de confeccionar este peixe. Em Novembro, quando o frio regressar, vai saber bem provar este prato num dos 23 estabelecimentos.

feijoada
Receita de Novembro: Feijoada

O êxito desta campanha é comprovado pela percentagem de clientes que, em 2008, atribuíram a avaliação máxima aos Sabores Poveiros: 67,9%.

Outro factor que demonstra o sucesso da campanha é o aumento, a cada ano, do número de restaurantes aderentes. Em 2007 foram 41 os estabelecimentos a participar nesta iniciativa, no ano seguinte mais cinco aderiram ao projecto (46) e, em 2009, são 47 os restaurantes que, todos os fins-de-semana, incluem nos seus menus as receitas tradicionais escolhidas pelo Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico.

Os estabelecimentos que aderiram aos Sabores Poveiros em 2009 foram: Albatroz; Alto-Mar; Amigos da Canastra; Bacalhoeiro (O); Belo Horizonte; Berlin; Bodegão; Cais (O); Campino (O); Casa dos Frangos; Cego do Maio; Concerto; Costa; Franganito 2 (O); Franganito 3 (O); Guarda-Sol; Ibérica; Kiko; Lancha Nova; Lapa (A); Lota: Manjar dos Leitões; Marcelino (O); Marinheiro; Mata; Nosso Café (O); Novo Estilo; Pátio (O); Predilecto; Quebra-Mar; Recife; Requinte; Ritz; Romero; Santo André Estalagem; Santo André Restaurante; São Miguel; Sargaço; Século XXI; Tacho (O); Táxi; Três Rapazes 1; Três Rapazes 2; Trinta e Um de Janeiro; Vela Atlântica; Veromar e Zé D’Amura.

Conheça aqui os suportes de comunicação, as novas receitas, os vencedores de cada sorteio e os nomes dos restaurantes aderentes em cada mês.