A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal esteve presente no MAPADI para a assinatura de protocolos entre a Bolsa Concelhia de Voluntariado (BCVPV) e a Escola Secundária Eça de Queirós, a Escola Secundária Rocha Peixoto, a União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e a União de Freguesias Aguçadoura e Navais.

Após um momento musical protagonizado pelas voluntárias lnês Penteeiros e lnês Marques, Andrea Silva abriu a sessão referindo que durante este ano o Município da Póvoa de Varzim registou um aumento assinável da sua atividade, destacando as 2732 horas de voluntariado realizadas pela e para a comunidade poveira; reiterando que “somos um concelho com o coração no voluntariado e o voluntariado no coração”.

No mesmo espaço, decorreu o Fórum “Conversas de Voluntários” reuniu Luísa Funari, participante na I Edição da Academia Metropolitana de Voluntariado, Sérgio Furtado, em representação do Instituto Maria da Paz Varzim, promotor do Projeto In Póvoa, e José Filipe Pinheiro, Chefe do Núcleo Cego do Maio do Corpo Nacional de Escutas, que deram testemunho das suas diferentes experiências de voluntariado inspiradoras. A sessão terminou com a atribuição do Selo Entidade Parceira/ Promotora de Voluntariado a todas as entidades que integram formalmente a BCVPV, e do Diploma de Reconhecimento a todos os voluntários da Bolsa.

Foram, ainda, atribuídos reconhecimentos à voluntária Cristiana Marques pela sua dedicação com 91 horas de voluntariado, à voluntária mais antiga da BCVPV Maria Cecília da Costa, ao Núcleo Cego do Maio pelo trabalho de responsabilidade social desenvolvido e ao Instituto Maria da Paz Varzim, enquanto promotor do Projeto In Póvoa.

A estes juntou-se um novo Ato de Reconhecimento de Voluntários, desta feita da Federação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEPV), no Auditório da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves. Foram reconhecidos os voluntários ligados às associações de pais numa cerimónia que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva e da Presidente da FAPEEPV, Magda Costa.