E este fim-de-semana, o que não faltou foi gente para “voar” entre o Auditório e a Casa da Juventude, seguindo depois para os voos mais rasantes e ruidosos dos carros de rally, na Central de Camionagem.
Foram, de facto, dias bem diferentes para esta parte da cidade onde, entre sexta-feira e domingo decorreu o primeiro “Tás a Ver” Capital Radical Expo, um mega evento que levou imensas actividades aos espaços da Casa da Juventude, Pavilhão e Central de Camionagem. Cá fora, pranchas de skate e bmx invadiram as escadas de acesso ao Pavilhão. Aproveitando as rampas que ali foram colocadas e alguns obstáculos do próprio edifício, os mais jovens divertiram-se e exibiram a sua perícia, enquanto outros, preferindo coisas mais calmas se entretinham a conversar entre si, ou deitados no chão, a enviar mensagens de telemóvel, aproveitando as boas abertas de sol destes primeiros dias de Primavera. Ali ao lado não abrandava o ritmo das descidas de slide, entre o topo do Auditório e a Casa da Juventude e os jipes todo o terreno decoravam os espaços mais livres, atraindo a atenção de quem passava e queria saber mais sobre o todo-o-terreno e a forma de participar na prova de orientação que teve lugar, com estas viaturas, no domingo.
O interior do Pavilhão foi reservado para os expositores de associações e marcas desportivas, os insufláveis e para o palco dos concertos de sexta e sábado. Lá dentro decorreram também os mais variados workshops – de dj, grafitti, percussão, dança do ventre – e o torneio de Tech Deck, a quase inacreditável modalidade de skate de dedo, com pranchas em miniatura a exigir uma enorme perícia e coordenação de movimentos de mão.

Tech Deck

E porque neste tipo de eventos os espaços públicos e os edifícios se adaptam e ganham novas funções, a Central de Camionagem transformou-se em pista de automobilismo e acolheu as ruidosas e trepidantes demonstrações dos carros de rally. Para quem gosta de velocidade e adrenalina, esta foi a oportunidade de se sentar ao lado do piloto e experimentar as emoções de andar neste tipo de carro. As inscrições foram mais do que concorridas. Na Central houve também exibições de paramotores e de car cross.

bmx

A música dos dois concertos do “Tás a Ver” foi dos portugueses Tiago Bettencourt e Mantha, que actuaram na sexta, e dos Dealema, que levaram a força das letras e do ritmo do hip-hop ao Pavilhão Municipal, no sábado. Excelentes concertos, que levaram imenso público às duas noites deste evento.
Anunciando a próxima edição do Capital Radical, que se vai realizar na Póvoa, de 11 a 13 de Julho, o “Tás a Ver” Capital Radical Expo encheu de vida e animação espaços da cidade que, habitualmente, são palco de realizações bem diferentes e proporcionou um fim-de-semana cheio de actividades inovadoras às centenas de pessoas que não quiseram perder esta oportunidade de participar num evento diferente.

grafitti

Actividades radicais, demonstrações de carros de rally, provas de orientação com jipe, workshops de graffitti, de Dj, dança do ventre, e percussão, concertos com Tiago Bettencourt & Mantha e com a banda Dealema, exposição de associações juvenis e empresas ligadas ao desporto de aventura e de marcas desportivas foram os ingredientes  do sucesso deste “Tás a Ver” Capital Radical Expo, organizado pela Câmara Municipal, através da Casa da Juventude, no âmbito do projecto AnimaPóvoa, com o apoio do Turismo de Portugal.