A apresentação decorreu, simbolicamente, no dia em que se assinalam 133 anos da tragédia marítima que vitimou mais de uma centena de pescadores poveiros.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, comunicou que «Aproximar» é a concretização de um compromisso assumido no Plano Estratégico 2020-2030 e assenta em três pilares – Academia, I&D e Comunidade – com a autarquia como base e principal impulsionador desta tríade.

A Vereadora Andrea Silva elencou as medidas já em curso no âmbito deste projeto como é o caso do Curso de Especialização em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global, cuja segunda edição está prestes a arrancar, bem como a análise da adesão a uma plataforma académica sobre o Mar. Anunciou outras atividades como as Jornadas do Mar, que serão organizadas quatro vezes por ano, em diferentes formatos, com entrada livre e sempre com uma entidade parceira diferente, sendo que as duas primeiras edições terão lugar no Cine-Teatro Garrett, nos dias 31 de março e 30 de maio, sobre os temas “O Mar deve ser estudado em Terra?” e “O Turismo Sustentável é Azul?”, respetivamente.

Reconhecendo que para materializar um projeto desta dimensão e ambição, o Município deve contar com uma Comissão Consultiva Permanente que reúna periodicamente no sentido de propor atividades para concretizar a missão do «Aproximar». Coordenada pelo Almirante Silva Ribeiro, integram este órgão Miguel Marques e Maria João Bebianno.

E porque o Município pretende envolver toda a comunidade nesta aposta, serão promovidas iniciativas com/para os cidadãos como, por exemplo, a criação da «Secção do Mar», na Biblioteca Municipal, com inauguração marcada para 28 de abril. Esta secção contará com o espólio de 250 livros sobre várias temáticas relacionadas com o mar doado pelo Almirante Silva Ribeiro.

O antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas começou a sua comunicação dizendo que “se o dia 27 de fevereiro de 1892 foi um dia de mudança na segurança no mar, eu espero que o dia 27 de fevereiro de 2025 sirva também para instituir uma mudança naquilo que é o relacionamento do nosso país com o mar. E que a Póvoa de Varzim seja, de facto, o portador desta chama e desta causa, e um exemplo para todo o país”.

Consciente de que “temos que pôr a Póvoa de Varzim na agenda internacional das questões do mar e temos condições para o fazer”, o Almirante Silva Ribeiro, enquanto Coordenador da Comissão Consultiva, assumiu que a missão fundamental deste órgão é definir linhas estratégicas para este projeto «Aproximar», desenvolvendo planos de ação que garantam a sua sustentabilidade a longo prazo e contribuir com ideias para que seja assegurada a coerência entre as iniciativas locais, nacionais e internacionais.