Póvoa de Varzim, 08.01.2014 - A Câmara Municipal estabeleceu, esta tarde, um protocolo com a Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim.
A prática de exercício físico nas instalações da Varzim Lazer, duas vezes por semana, sem custos para os alunos daquela Universidade, é o resultado desta nova parceria.
Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esclareceu que o objetivo deste protocolo é estimular o físico e a mente da população reformada da cidade: “é preciso, quando alcançamos a reforma, utilizar o nosso tempo de forma criativa e estimulante e, fundamentalmente, sair de casa”. A experiência em projetos de desporto sénior não é nova para o autarca, uma vez que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim mantem, desde 2005, o projeto Vida Ativa com Desporto. “Volvidos nove anos, o projeto conta hoje com mais de 700 munícipes a usufruir todas as semanas de aulas de natação, ginástica e musculação nas Piscinas e no Pavilhão Municipal”, explicou Aires Pereira. O “abandono dos idosos, algo que se tem verificado principalmente em grandes cidades, é algo que me preocupa. Quem está sozinho em casa pode começar a perder a vontade de se levantar, de se vestir, de sair e isso é o abandono da vida. Com o projeto da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim pretende-se trazer para a vida ativa da cidade a população reformada”. Para o Presidente da Câmara Municipal “esta não é nenhuma despesa para o município. É um investimento nas pessoas”.
A prossecução dos objetivos da Universidade Sénior da Póvoa de Varzim, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seniores e impulsionar a sua participação cívica no período pós-reforma, poder-se-á concretizar proporcionando aos seus “alunos” uma atividade física saudável e orientada, enquadrada nos serviços prestados pela Varzim Lazer.
José de Azevedo, Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, e Miguel Loureiro, Diretor da Universidade Sénior, destacaram o apoio prestado pela Câmara Municipal, através do qual a Universidade Sénior da Póvoa de Varzim se tornou uma das mais qualificadas do país.
Após a assinatura do protocolo, um grupo de alunos da Universidade cantou as Janeiras levando, desta forma, o desejo de feliz ano à Câmara Municipal.