Deolinda Carneiro falou sobre a sua experiência de investigação e pesquisa sobre cortejos religiosos e, mais especificamente, sobre a tradição da comunidade piscatória de fazer a Romagem a Santo André, em Aver-o-Mar, no mês passado, para remir as almas.

Dias depois desta iniciativa, os utentes do COL tiveram a oportunidade de recriar esta romagem visitando a Capela de Santo André, a 30 de novembro, que os pescadores apelidam de “mês das almas”. Com esta visita, os utentes vivenciaram um momento que muito lhes diz por se tratar de uma comunidade muito devota, contribuindo também para que ativem as suas memórias mantendo animado, em alta, o seu ânimo e a autoestima individual. Esta atividade contou com o apoio da Juvenorte através da participação de Teresa Marafona e António Marafona, que recriaram o espírito original da romagem.

Através deste trabalho social de proximidade e em rede, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o Município da Póvoa de Varzim promove o envelhecimento ativo, com o apelo à memória dos mais idosos, e reforça o sentimento de pertença à comunidade local.