A Feira do Livro ficou marcada também pela atividade cultural, de onde se destacam os lançamentos de livros e a evocação de Luísa Dacosta.

O sábado, dia 8, foi dedicado à autora de Morrer A Ocidente, que tanto apreciava a nossa terra e o nosso mar. De manhã, familiares de Luísa Dacosta embarcaram na marina, a bordo da Lancha Poveira, cumprindo o seu desejo de evocar a memória da escritora. A embarcação navegou até um local previamente indicado pela autora ao Mestre da “Fé em Deus”. Aí, Aurelino Costa leu textos de Luísa Dacosta e foram lançadas flores ao mar.

Da parte da tarde, no Diana Bar, realizou-se outro momento cultural evocativo, com a participação de familiares, amigos e leitores de Luísa Dacosta e ainda de Luís Diamantino e Conceição Nogueira, Vice-Presidente da autarquia poveira e diretora do “Póvoa de Varzim – Boletim Cultural”, respetivamente.

Luís Diamantino sublinhou que este foi “um dia muito importante para a Feira do Livro, com o lançamento do livro póstumo da autora que nos deixou recentemente e que também faz parte da memória da nossa cidade”.

Na sessão foi apresentado o livro O Ratinho Poeta, com intervenções de Vítor Silva Mota (ASA/LEYA), da ilustradora Cristina Valadas e da professora Manuela Ramos (da Escola EB 2,3 de Beiriz).

O outro livro apresentado no certame, no dia 13, foi O Enigma de Garum, de Jorge Basílio, Zulmira Lima e Sofia Linhares, a que se seguiu uma sessão de autógrafos com os autores.

Num local privilegiado, em frente ao mar, a Feira do Livro traz todos os anos novas páginas de propostas literárias e convites à leitura, acompanhadas de um programa atrativo de animação cultural (Veja fotogaleria da sessão de inauguração).

Este ano, a Feira do Livro dedicou especial atenção ao público infanto-juvenil, dedicando-lhe a maioria das ações do programa de animação. Foi também dominante a exposição de livros infanto-juvenis nos pavilhões da Feira do Livro, sabendo os livreiros que se trata de um público que costuma levar os pais ao certame.

O programa começou no dia 3, às 16h00, com a sessão de leitura, seguida de uma oficina de ilustração, que teve por base o texto O Toiro Azul. A sessão de leitura e oficina do dia, baseou-se na obra O Catitinha.

A animação infantil não deixou indiferente a pequenada que se divertiu imenso com as sessões de André Gomes, nos dias 4, 6, 11 e 13 de agosto. Ao longo do certame, o artista foi promovendo, alternadamente, os seus truques de magia e as suas personagens, o homem de andas e o palhaço Uni.

Não faltaram ainda as marionetas humanas Agostinho e Felicidade, pela Companhia Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas, que atraíram as atenções de miúdos e graúdos, ou ainda os Palhaços Kiki e Nené com a sua arte de pinta-caras e modelagem de balões.

Música e Dança fizeram também parte do programa cultural, com a atuação, no dia 9, às 21h30, da Banda Musical da Póvoa de Varzim, dirigida por Paulo Veiga, e que apresentou ao público as interpretações: Palha Blanco – Afonso Alves; Tannhauser – Richard Wagner; El Camiño Real – Alfred Reed; Czardas – Vittorio Monti; Pop Hit – Luís Cardoso; Retalhos do Minho – Valdemar Sequeira; Marchas Célebres – Jorge Salgueiro.

Já os grupos de dança do GRE Bonfim animaram a noite do dia 11, com a apresentação de diferentes coreografias: Zumba Kids, Zumba Fitness e o grupo StreetDanceBonfim. As atuações foram dirigidas por Sílvia Susana Ferreira.

A Juventude esteve ainda em festa, no dia 12, com a Casa da Juventude a comemorar o Dia Internacional da Juventude no recinto da Feira do Livro.

Os serviços e a equipa da Casa da Juventude desdobraram-se para estar presentes no recinto da Feira do Livro, disponibilizando jogos de mesa, consolas, matraquilhos, etc.

Ao longo do dia, num designado Open Day, a Casa da Juventude distribuiu informação sobre a rede de parceiros com quem a Casa da Juventude efetuou parcerias, que possibilitam descontos nas compras ou serviços aos jovens poveiros durante todo o ano.

Os Descontos Jovem Concelho da Póvoa de Varzim (>12 a 30 anos) vão permitir ofertas e descontos aliciantes: 30% de desconto sob as tarifas aplicadas na Varzim Lazer; acesso livre à pista de Atletismo do Estádio Municipal; acesso livre ao Museu Municipal, à Academia D Box e ao B Active (até às 18h00); oferta de uma aula no Àshrama Póvoa de Varzim; 10 a 20% na Belcor; Pastelaria Regata oferece o Menu Jovem a 4€; vales de desconto de 15% na Iconefile, de 25% no Rangers Clube e de 30% no Lancaster College.

O Passeio Alegre volta a ser o passeio dos livros no próximo ano.