Entre as 15h00 e as 17h00 do dia 14 de Dezembro, no Posto de Turismo, o júri convidado pela autarquia irá provar os doces, que este ano se restringem apenas às rabanadas tradicionais da Póvoa, que devem ter como ingrediente base o pão “trigo”. As inscrições estão abertas até serem alcançados os 25 participantes.

Ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, esta iniciativa será aberta apenas aos concorrentes e a convidados da autarquia.

No entanto, para que todos possam provar os melhores exemplares desta iguaria, com tão forte expressão em todo o concelho, a Câmara Municipal irá realizar este ano a “Festa da Rabanada”, no dia 21 de Dezembro, entre as 14h30 e as 18h30, também no Posto de Turismo. A “Festa da Rabanada” contará com a participação de vencedores e participantes em edições anteriores que se disponibilizaram a colaborar nesta acção que, este ano, traz outra novidade. Os doces tradicionais serão vendidos por um preço simbólico e o lucro das vendas reverterá para uma instituição de solidariedade social, a sortear nesse mesmo dia. Colabore nesta iniciativa!

A origem da receita remonta a meados do século passado e a um dos mais tradicionais estabelecimentos da cidade, o Restaurante Leonardo, pelas mãos do seu proprietário, Leonardo da Mata. Cozinheiro exímio, inspirou-se nas tradições locais, essencialmente da comunidade piscatória, e soube-lhes dar o toque criativo que as individualizaram. Deixou à Póvoa um legado importantíssimo e é o responsável pelo estatuto actual da Pescada à Poveira e da Rabanada à Poveira.