Os alunos apurados vão, agora, representar a Póvoa de Varzim na próxima fase, a Intermunicipal.

Os participantes realizaram uma prova escrita – eliminatória – e, posteriormente, uma prova oral que compreendia leitura expressiva, argumentação e conhecimento das obras literárias. O júri, constituído pelos escritores Paulo Faria e Ivo Machado e pela técnica bibliotecária Fernanda Trovão, escolheram como vencedores os seguintes alunos: do 1º Ciclo do Ensino Básico Mariana Vilaça Vieira (Escola EB1 Sininhos), Catarina da Silva Ferreira Vilaça Pereira (Escola EB1 de Igreja – Beiriz) e João Afonso Correia Ribeiro (Escola Básica de Rates); do 2º Ciclo do Ensino Básico Salvador Bastos (Escola EB 2/3 Rates), Simão Pedro Rocha Trocado Monteiro (Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves) e Ana Francisca da Conceição Ramos (Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar); do 3º Ciclo do Ensino Básico Beatriz Rodrigues Alves Ramos (Escola EB 2/3 Campo Aberto – Beiriz), Afonso Costa  Amorim (Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves) e Pedro Borges de Carvalho Costa e Sousa (Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves); do Ensino Secundário Joana Antunes Anjo (Escola Secundária Eça de Queirós), Alberto Daniel da Silva Espojeiro (Escola Secundária Rocha Peixoto) e João Pedro Vieira Ferreira (Escola Secundária Rocha Peixoto).

Depois da realização de duas das quatro fases, a Escolar e a Municipal, os alunos apurados dão um passo rumo à Fase Intermunicipal e, depois, à Nacional, com data marcada para 25 de maio, em Braga.

Os objetivos do Concurso Nacional de Leitura são o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, o aprofundamento dos hábitos de leitura, bem como o de aferição de competências leitoras das crianças e jovens do concelho poveiro.