Às 16h00 do dia 2, a Biblioteca Municipal marcará presença na Feira realizando uma Oficina de Escrita Criativa para Crianças, “Palavra Travão”.

Às 18h00, haverá sessão de autógrafos com os escritores Manuel Jorge Marmelo e Miguel Miranda.

Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, na cidade do Porto. É jornalista desde 1989. O seu primeiro livro, O Homem que Julgou Morrer de Amor (novela e teatro), inaugurou, em 1996, a coleção Campo de Estreia, da Campo das Letras. Tem publicado regularmente textos e contos em diversas antologias e publicações, em Portugal, no Brasil e em França. Desde Julho de 2001, o seu nome consta do Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX, da Porto Editora, sendo o mais jovem dos nomes biografados. Em Junho de 2005, com o livro O Silêncio de Um Homem Só, é-lhe atribuído o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.  Uma Mentira Mil Vezes Repetida e Somos Todos Um Bocado Ciganos são os seus romances mais recentes publicados pela Quetzal em 2011 e 2012, respetivamente.

Miguel Miranda é médico e autor de vários romances, livros de contos e livros infantis. Recebeu o Grande Prémio de Conto da APE pelo livro Contos à Moda do Porto  (1996); o Prémio Caminho de Literatura Policial pelo livro O Estranho Caso do Cadáver Sorridente (1997); e o Prémio Fialho de Almeida pelo livro A Maldição do Louva-a-Deus  (2001). Está representado em diversas coletâneas e traduzido em Itália e em França. A Paixão de K é o seu oitavo romance, depois de Dai-lhes, Senhor, o Eterno Repouso e Todas as Cores do Vento, já publicados pela Porto Editora.

À noite, pelas 21h30, Alberto Serra e Aurelino Costa serão os protagonistas de um Recital de Poesia.

Alberto Serra

Alberto Serra nasceu em Barcelos a 6 de outubro de 1957.

Jornalista da RTP e diseur realizou, em 2012, na Póvoa de Varzim, uma Oficina de Expressão Poética “Para aprender a dizer poesia”.

Aurelino Costa

Aurelino Costa nasceu em Argivai, Póvoa de Varzim, 1956.

Poeta e diseur, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

No sábado, 3 de agosto, às 17h00, a Feira contará com a presença de José de Azevedo para a apresentação do seu mais recente livro A graça que a Póvoa tem – história alegre da Póvoa de Varzim. Crónicas.

Às 21h30, a Banda Musical da Póvoa de Varzim dará um concerto no Largo do Passeio Alegre.

No dia 4, domingo, haverá um espetáculo de dança, pela Academia Sportdance, às 17h00, e uma intervenção teatral, pelo Varazim Teatro, às 21h30.

Na segunda-feira, 5 de agosto, o Arquivo Municipal estará na Feira, entre as 16h00 e as 24h00.

Às 21h30, terá lugar uma sessão de autógrafos com Paulo de Morais, autor de Da Corrupção à Crise, publicado há alguns meses pela Gradiva Publicações.

Paulo de Morais nasceu em Viana do Castelo em 1963. É licenciado em Matemática, com um MBA em Comércio Internacional, e doutorado em Engenharia e Gestão Industrial. Foi dirigente associativo estudantil e iniciou a sua atividade profissional no Ensino Superior. Passou ainda pelo sector empresarial e foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto de 2002 a 2005. Regressou ao ensino e prosseguiu o seu combate de sempre pela denúncia dos mecanismos de corrupção em Portugal. Foi membro do núcleo fundador da Associação Cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da organização não-governamental Transparency Internacional, de que é vice-presidente.

A Feira do Livro está aberta das 16h00 às 24h00, exceto no dia 15 que antecipa o seu horário de abertura para as 14h00.

No portal municipal, está disponível a programação completa desta edição da Feira do Livro, mais uma vez, e desde 1995, organizada sob o tema “A ler o mar”.