A atribuição da bandeira foi feita com base no Relatório da 1ª Avaliação e para Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, vem premiar um trabalho que a autarquia desenvolve há já muitos anos. “Houve vontade, houve projecto e houve obra, e vamos continuar a fazê-lo”, prometeu. Para o autarca “é fundamental que a cidade nos proporcione mobilidade e como tal foram muitas as áreas onde interviemos”, afirmou, numa atitude que beneficiou não só os portadores de deficiência motora, mas também a população em geral: “não nos podemos esquecer que o envelhecimento da população é uma realidade e que com a idade a locomoção se pode tornar difícil”. Notando que a qualidade de vida não depende apenas de factores económicos, Macedo Vieira apontou a mobilidade como algo necessário para o bem-estar do cidadão.

Reforçando que a atribuição da Bandeira de Prata resulta de um trabalho contínuo da Câmara Municipal, “de uma acção concreta onde houve projecto e obra”, Inês Marrazes, responsável pela Rede de Mobilidade, explicou que a Póvoa de Varzim “cumpriu muito mais do que os 30% dos objectivos indicados”. Para a responsável pela Rede de Mobilidade “a entrega desta Bandeira de Prata representa uma preocupação que este município assumiu há já alguns anos, pois vem promovendo a mobilidade ao nível dos seus espaços públicos para que possam ser vivenciados por todos”.

bandeira prata

Desta cerimónia ficou ainda o desafio de tentar atingir 70% dos objectivos, o que iria fazer do município da Póvoa de Varzim o primeiro a receber a Bandeira de Ouro. Enquanto isso não acontece, a Póvoa de Varzim junta-se a Vila do Conde, Esposende e Barcelos, municípios que foram também galardoados com a Bandeira de Prata.