De 15 de dezembro a 10 de janeiro os dois Centros organizaram uma série de iniciativas para que os seus utentes usufruíssem o mais possível desta quadra.

A última atividade é já uma tradição da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim: conhecer os presépios que atraem as atenções dos transeuntes nas Rua das Sencadas e Rua José Manuel Rego da Silva.

José Pinheiro, Diogo Neves e Manuel Cruz dedicam-se anualmente a esta tradição mantendo o espírito natalício nas ruas de Aver-o-Mar. Manuel Cruz, por exemplo, realizou o seu presépio movimentado pelo 16º ano consecutivo. Ano após ano, o autor introduz algo de novo. São centenas de figuras que o artista coloca em movimento representando, de forma satírica, as mais diversas cenas do quotidiano. Desfolhada, tecelagem, matança do porco, ordenha das vacas, pesca e carpintaria são algumas das atividades do meio rural representadas que nos preenchem e entretêm por várias horas. Também o casamento, namorados e jogos tradicionais estão retratados, sem esquecer o nascimento, a vida, a crucificação, a morte e a ascensão de Cristo. É interessante verificar a coordenação minuciosa de todos os movimentos que confere vivacidade às cenas representadas.

Sendo Natal, não podiam faltar árvores decoradas. O COL optou por não enfeitar pinheiros e, para isso, contou com a colaboração dos seus utentes que levaram os ornamentos necessários para embelezar as oliveiras, árvores cedidas pela empresa AF Costa. A atividade contou, ainda, com a colaboração dos Leões da Lapa, da PROANDI, da Paróquia da Lapa, do Restaurante 31 de Janeiro e do GIE – Grupo de Inclusão Escolar da Escola Secundária Eça de Queirós.

No COA cantou-se para dar as boas-vindas à quadra e nem o Pai Natal faltou a esta festa.

Em todas as atividades os utentes puderam contar com a presença da Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva.

E, como passear é uma das atividades preferidas dos utentes, o COL viajou até ao Porto para cantar as Janeiras na RTP e na Câmara Municipal.

O animado grupo foi recebido por uma equipa municipal encabeçada pelo vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, a quem mostrou os dotes vocais e musicais. Os visitantes aproveitaram também para conhecer alguns espaços nobres dos Paços do Concelho do Porto, como a Sala Dona Maria e a Sala das Sessões, experimentando mesmo os lugares dos membros do Executivo Municipal e escutando alguns detalhes histórico-culturais sobre o edifício.