À semelhança do ano passado, o Museu Municipal vai emprestar a sua casa para a concretização da iniciativa que premeia os melhores doces tradicionais da Póvoa de Varzim.

Este ano há duas novidades: também poderá votar na sua Rabanada à Poveira preferida – Prémio do Público – e poderá aprender a confeccionar uma interpretação do doce tradicional com o Chef José Alexandre, apresentador no Porto Canal, workshop que terá início às 16h00.

Poderá, então, escolher seis amostras a concurso para provar e decidir qual a sua eleita (este “prato de prova” terá um custo simbólico). No final da tarde, aqueles que votarem habilitam-se ao sorteio de uma versão da camisola poveira criada pelo estilista português Nuno Gama.

Como vem acontecendo há dois anos, doces premiados em edições anteriores serão colocados à venda. O lucro das vendas reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho através de um sorteio, realizado também no final da tarde.

A finalidade do concurso é divulgar a iguaria e incentivar os estabelecimentos locais a colocarem nas suas ementas, durante todo o ano, a Rabanada à Poveira, ex-líbris da gastronomia local.