O edil fez questão de reconhecer, pessoalmente, a entrega, engenho e talento dos cidadãos que continuam a dedicar-se à realização destas verdadeiras obras de arte.

“Obrigada por continuar com esta tradição” transmitiu Aires Pereira a Manuel da Cruz, Fernando Eusébio, José Pinheiro e Antonieta Morim que, orgulhosos, receberam o executivo camarário.

Há 10 anos que Manuel Cruz se dedica à realização do seu presépio movimentado procurando, ano após ano, introduzir algo de novo. São centenas de figuras que o artista coloca em movimento representando, de forma satírica, as mais diversas cenas do quotidiano. Desfolhada, tecelagem, matança do porco, ordenha das vacas, pesca e carpintaria são algumas das atividades do meio rural representadas que nos preenchem e entretêm por várias horas. Também o casamento, namorados e jogos tradicionais estão retratados, sem esquecer o nascimento, a vida, a crucificação, a morte e a ascensão de Cristo. É interessante verificar o pormenor dos movimentos como é o exemplo da ascensão de Jesus Cristo que se eleva da gruta onde está sepultado em direção ao céu, desaparecendo por entre as nuvens.

Fernando Eusébio é o autor de um outro presépio, em Aguçadoura, que levou perto de 15 dias a instalar. Carpinteiro de profissão, faz uso da sua habilidade em trabalhar a madeira para criar objetos que preenchem uma composição singela que cativa os olhares dos visitantes.

Apesar do mau tempo que se faz sentir, José Pinheiro não desistiu de montar o seu presépio no exterior da sua habitação atraindo as atenções dos transeuntes. “Reviver a infância” é o que o move para a cuidadosa configuração que conta com um castelo e diversos moinhos.

Finalmente, na casa de Antonieta Morim, em Nova Sintra, encontrámos igualmente o ambiente familiar próprio da quadra, com a celebração dos valores religiosos em evidência. O Presépio está instalado na entrada da casa, à mercê de convidados e visitantes mais curiosos e interessados em reviver as tradições. Não faltam figuras, cheias de vida, que se expressam em cores vivas e contagiantes. A Banda Musical a atuar no coreto também foi contemplada neste cenário festivo.

A água e o musgo são elementos da Natureza presentes em todos os presépios, de Manuel Cruz e José Pinheiro, em Aver-o-Mar, de Fernando Eusébio, em Aguçadoura, e de Antonieta Morim, em Nova Sintra.

Não perca esta oportunidade e faça uma visita em família aos presépios tradicionais em diferentes lares poveiros do concelho. Veja algumas imagens destes presépios, aqui.

O executivo aproveitou o momento para desejar a todos Festas Felizes.