Numa primeira análise, o Vice-Presidente deu a conhecer a história do Salão Nobre que está relacionada com a história da Póvoa e, mais tarde, falou um pouco sobre o ensino em Portugal e sobre a forma como nas Escolas da Póvoa de Varzim, os cursos profissionais são lecionados.  De seguida, houve ainda tempo para perguntas e trocas de ideias, visto que, na Polónia a adesão aos cursos profissionais é muito distinta da adesão em Portugal.

Depois de terem passado pela Câmara Municipal, espera-os agora uma visita ao Museu Municipal, não sem antes levarem uma lembrança da Póvoa e, também, terem deixado uma lembrança da Polónia. O Vice-Presidente distribuiu pelo grupo de professores um tapete de Terroso.