Esta Campanha marca uma nova forma de comunicar a reciclagem, sob o mote “Recicla-te”, destinada aos cidadãos dos oito municípios: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde e tem como objetivo: sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem dos resíduos, motivando-os a transformar o seu comportamento.

O Presidente do Conselho de Administração da Lipor e Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que “estamos aqui para comunicar de forma diferente tudo o que tem a ver com a problemática dos resíduos. Com esta campanha pretende-se mudar a terminologia e as nossas atitudes no que diz respeito a lixo e resíduos, pois a diferença entre lixo e resíduos está só na nossa atitude, num pequeno gesto de colocar no sítio certo”.

Aires Pereira esclareceu que “esta campanha de comunicação tem a ver com todo o trabalho que a Lipor tem vindo a desenvolver no sentido de aumentarmos e atingirmos aquilo que são as metas fixadas sob o ponto de vista da reutilização”.

O Presidente do Conselho de Administração da Lipor revelou que a empresa é a “entidade responsável pelo tratamento de 500 mil toneladas de resíduos por ano de mais de um milhão de pessoas e é uma empresa que se preocupa afincadamente com o futuro de todos nós”.

Neste sentido, “decidimos lançar mão de uma campanha muito impactante, que comunica de forma diferente e tem por objetivo agitarmos, ou seja, percebermos que desde o momento que nos levantamos até que nos deitamos tudo o que fazemos impacta naquilo que é a nossa presença neste planeta”.

Aires Pereira transmitiu que “queremos que as pessoas sintam a necessidade que há de mudarmos de atitude” e deste modo e como forma de criar uma maior proximidade com o cidadão foi criada uma iniciativa itinerante denominada de “Rastreio Clínico”. Entre 16 de setembro e 2 de outubro, uma carrinha percorrerá os 8 municípios associados da Lipor. A dinâmica tem por objetivo ajudar as pessoas a descobrir se têm um problema. Para isso, uma equipa de “especialistas” convida o cidadão a entrar na viatura e fazer o rastreio, através de um jogo de perguntas sobre reciclagem e sobre os próprios hábitos de tratamento de resíduos.

Amanhã, 17 de setembro, ainda poderá submeter-se ao Rastreio Clínico, na viatura instalada para o efeito na Praça do Almada.

No âmbito desta Campanha foi também criado um Microsite www.recicla-te.pt e um e-mail de suporte recicla-te@lipor.pt para qualquer esclarecimento dos cidadãos.