A cerimónia foi marcada pela despedida de Manuel Quintas após 30 anos como Presidente da Assembleia Geral e tendo trabalhado com quatro Provedores (Lima Pereira, José Trovão, Silva Pereira e Virgílio Ferreira) ao longo das últimas três décadas.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, elogiou Manuel Quintas e a forma como uniu os integrantes da instituição em torno das necessidades da população poveira: “testemunhei a forma empenhada e dinamizadora com que sempre dirigiu esta Assembleia. Nos momentos difíceis da Santa Casa foi capaz de transmitir a tranquilidade para que a Procuradoria continuasse a trabalhar nos seus projetos”. Para o seu lugar foi eleito Nuno Tavares Moreira.

O edil disse não ter medo das palavras e afirmou que “as pessoas que colocam em causa a vida associativa não dão um minuto do seu tempo livre para contribuir seja para o que for. O seu tempo livre é passado a dizer mal do trabalho dos outros que trabalham voluntariamente em prol do bem-estar da população”.

Aires Pereira sublinhou que “as necessidades da Santa Casa da Misericórdia são as necessidades da Póvoa de Varzim. O Estado deve dedicar-se àquilo que tem competência para fazer. Esta relação de proximidade que as instituições têm com as populações é algo que temos que continuar a valorizar. O Estado não pode querer fazer tudo, sob pena de falhar redondamente”.

Sobre o mais recente projeto da Santa Casa da Misericórdia, a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, o autarca afirmou não se arrepender de ter cedido um milhão e 300 mil euros dos cofres municipais através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a realização desta obra. “Poderia ter utilizado este montante para construir mais uma estrada ou um pavilhão. Mas, construir é fácil. O que é difícil é dar vida aos investimentos e isso é algo a que o Estado não está habilitado. É preciso afeto, é preciso o contacto humano”.

“A Santa Casa faz parte do projeto social da Câmara Municipal. É importante que as instituições construam a sua sustentabilidade para que não passem a vida de mão estendida e o Município será sempre parceiro desta casa nessa construção. Podem contar com a minha teimosia na defesa desta instituição que tanto nos honra e que tenho orgulho que faça parte da nossa cidade”, afirmou o edil.

Virgílio Ferreira foi reconduzido como Provedor e, na tomada de posse, reforçou os planos de requalificação energética das instalações da Santa Casa, da opção por painéis solares, de sustentabilidade financeira e formação contínua dos seus funcionários.