Este é, por isso, o espaço de excelência da informação, onde se podem encontrar diversas ofertas no que diz respeito a ensino e formação. A Mostra está patente no Diana Bar e no Largo do Passeio Alegre, até dia 9.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, não deixou de agradecer a todas as instituições presentes. “Isto está a crescer de tal forma que já não cabemos aqui”, verificou, acrescentando ainda que as próprias escolas são igualmente “espaços de exposição” já que também elas abrem as suas portas a alunos e pais, no sentido de contribuir para a orientação escolar. O Vereador deixou palavras de reconhecimento a pais e ex-alunos que contribuem para o sucesso de Fórum, relembrando, por exemplo, o seminário que decorreu na passada semana, onde jovens poveiros são já casos de sucesso a nível profissional. “Fala-se muito em crise. Mas aqueles que são bons, que não ficam em casa à espera, que têm criatividade, que querem trabalhar, arranjam sempre lugar”, afirmou, considerando que a crise pode dar lugar à oportunidade. “Lá fora temos que estar preparados, o mundo é uma selva”, avisou, apelando ainda a pais e alunos para que escolham, conscienciosamente, o percurso a seguir, “Há imensos cursos, imensos caminhos que podem percorrer”, disse, destacando os cursos profissionais como um caminho cada vez mais válido e até como uma preparação para um curso universitário.

Pedro Monteiro, professor, falou em nome de todos os parceiros do Fórum quando, também ele, verificou que “quando começamos esta actividade éramos muito menos. Por isso podemos dizer que os objectivos a que nos propusemos, de promover as ofertas formativas, de informar aqueles que precisam de ser informados, foram já atingidos”. Os próprios parceiros esforçam-se por, ano após ano, melhorar a sua oferta. “Hoje os parceiros oferecem novas modalidades de ensino, novas formações, novas perspectivas”.

A Escola Prática de Serviços tem sido um dos parceiros do Fórum, praticamente desde o início, providenciando, por exemplo, os equipamentos que permitem albergar, no Largo do Passeio Alegre, as várias instituições escolares e profissionais que participam na Mostra. O Coronel Fernando Gomes, Comandante da Escola, explicou que tal vai de encontro a uma das missões das Forças Armadas, a de disponibilizar ao público recursos que são “de todos nós”. Mas explicou também que a formação é de grande importância entre as forças militares que recebem milhares de recrutas anualmente devolvendo-os “mais ricos à sociedade civil, que é onde devem aplicar os seus conhecimentos”. Explicando que nas Forças Armadas a formação tem, essencialmente, uma vertente prática, “o que potencia a empregabilidade”, o Coronel congratulou-se pelo facto de a taxa de empregabilidade para quem passa pelas Forças Armadas ser “muito elevada”.

A tarde terminou com uma série de actuações musicais e de dança com a participação de alunos e utentes de instituições de ensino presentes. Assim, a EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves apresentou os Grupos Corais e Instrumentais, que interpretaram uma série de temas musicais, seguindo-se o Colégio de Amorim com Danças Urbanas. Pelo MAPADI os utentes apresentaram também um número de dança, terminando a tarde com o Quarteto de Clarinetes da Banda Marcial do Porto da Guarda Nacional Republicana.

No portal municipal pode visitar a página dedicada ao Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais.