No total, 51 jovens concorreram, tendo as provas públicas tido lugar no sábado, dia 8, e na manhã de domingo. Os melhores deram depois um concerto no Diana Bar, a que se seguiu a entrega de prémios. A lista dos vencedores do concurso, dirigido a estudantes do instrumento de iniciação, ensino básico e completar, pode ser consultada no portal municipal.

No final do Concerto dos Laureados, Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, agradeceu a patrocinadores e a funcionários da Escola de Música mas, essencialmente, aos pais que, vindos de todo o país, acompanharam os seus filhos para participar neste concurso. “É muito importante para saberem que têm retaguarda. A família é muito importante neste caminho que eles estão a começar”. E recordando que, por exemplo, os atletas de alta competição têm um contingente especial que lhes facilita a entrada na Universidade, defendeu o mesmo para os alunos de música, que se dedicam ao aperfeiçoamento da sua arte horas a fio. “O desporto é que manda neste país, a cultura não manda nada. A cultura é vista pelos nossos governantes como algo imaterial, que não dá de comer. Mas não, a cultura é um investimento”. E para os alunos, com idades variadas, deixou uma frase de Oscar Wilde que aconselhou a que norteasse o seu percurso na vida – “Eu não sou exigente. Contento-me com o melhor”.

Abel Carriço, Director Pedagógico da Escola de Música elogiou a qualidade do desempenho de todos os concorrentes o que levou a alguma dificuldade na escolha dos premiados. No entanto, defendeu, este concurso provou não só a qualidade de ensino da música do país como fez antever um futuro promissor para muitos dos participantes.

Fátima Travanca presidiu ao júri do concurso contando que, apesar da excelente qualidade de todos os participantes, “houve quase que unanimidade nos prémios atribuídos”. Sobre o evento, considera que “faz muito bem aos alunos, estudam com objectivos concretos”. A também professora de piano elogiou ainda as instalações da Escola de Música, uma raridade no ensino de música no país.

Convidada de honra, Madalena Sá e Costa, violoncelista e pedagoga, filha dos pianistas Leonilda Moreira de e Costa e Luís Costa, felicitou a organização e todos os participantes “que foram um encanto, um primor”. E também deixou o pedido para “que este exemplo seguisse por aí fora. É preciso mais”.

O 7º Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais decorreu ao longo das últimas semanas e, uma vez mais, alcançou o objectivo de contribuir para a informação sobre a vasta oferta no que respeita a formação e opções profissionais, encaminhando os jovens para as instituições escolares que melhor se enquadram nas suas opções profissionais. Centenas de alunos passaram pelas actividades dinamizadas no âmbito do Fórum, sendo que em muitas delas pais e encarregados de educação foram também convidados a participar. Da conferência sobre o acesso ao Ensino Superior, passando pelo seminário sobre a formação ao longo da vida, pelas mesas redondas e debates com profissionais de diversas áreas ou pelas sessões de esclarecimento, o Fórum contou ainda com diversas actividades de animação e ainda com uma Mostra Informativa que reuniu dezenas de parceiros com uma vasta oferta no que respeita a educação e formação profissional. Veja as imagens e as notícias na página do Fórum, no portal municipal.