O CCT vem complementar um conjunto de investimentos camarários, que ascendem já ao valor de 10 milhões de euros, numa zona que Aires Pereira classifica de “triângulo dourado da Póvoa de Varzim e que expressa bem aquilo que queremos para a nossa cidade: muita gente e movimentação”. Recorde-se que este novo edifício está situado numa zona escolar de excelência em franca evolução com a reabilitação da Escola Flávio Gonçalves, a construção do Pavilhão Desportivo da Eça de Queirós e a ampliação do Mapadi.

O CCT é um espaço dedicado à mobilidade de transportes e de pessoas – com um terminal de autocarros que vai ganhar ainda mais relevância após a conclusão do processo de reforço da oferta de transportes públicos promovido pela Área Metropolitana do Porto. Mas é, simultaneamente, um espaço mobilizador de ideias – na medida em que agrega o Centro Póvoa Empresas, uma área dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo no concelho composta por várias salas de reuniões, gabinetes e até uma zona co-working pronta a ser utilizada pelos empresários poveiros.

Nesta parte do edifício, vai instalar-se por cinco anos um think-tank constituído por jovens profissionais e alumni da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, com o qual a autarquia vai desenvolver projetos conjuntos, designadamente de renovação da identidade gráfica e visual da Póvoa de Varzim enquanto destino turístico. O MAD-LAB vai funcionar como uma equipa aceleradora de empresas, start-ups e projetos de recém-diplomados, “que vai trazer mais jovens de outros concelhos até à Póvoa de Varzim, acabando por dinamizar a nossa economia e impulsionar muito esta zona da cidade”, referiu Aires Pereira logo após a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal e a ESMAD.

No Centro Póvoa Empresas vai também localizar-se o Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira, necessário em virtude de uma parceria estabelecida entre o Município da Póvoa de Varzim e o Instituto de Emprego e Formação Profissional. O objetivo deste espaço é promover o saber-fazer desta peça de artesanato local, com o apoio do Grupo de Amigos do Museu e da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, e apostar na certificação e reforço da capacidade de resposta ao aumento da procura da nossa Camisola Poveira. Das várias iniciativas que vão ser lançadas a este respeito, o arranque das formações profissionais de artesãos está já marcado para este mês, pelo que se incentivam todos os interessados em aprender a produzir e vender a Camisola Poveira no Marketplace “É Bom Comprar Aqui!” a efetuarem a sua inscrição junto dos Serviços de Turismo através do pturismo@cm-pvarzim.pt ou 252 298 120