As tradições natalícias, ainda muito vivas nas casas dos poveiros, trazem paladares deliciosos às ementas dos estabelecimentos aderentes a esta iniciativa.

Ao longo de todo o ano, o Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico sorteou um fim-de-semana por mês numa Pousada de Portugal, para todos aqueles que preencheram um cupão depois de experimentar o sabor poveiro num restaurante aderente. Este mês, o sorteio realiza-se na próxima quarta-feira, 5 de Dezembro, às 16h00, no Posto de Turismo.

Quanto às receitas que constituem os “Sabores de Natal”, são de fácil elaboração e podem ser confeccionadas em sua casa. Para isso, coza o bacalhau já demolhado em água temperada com sal, um fio de azeite, um ramo de salsa e alguns grãos de pimenta. Descasque as batatas e as cebolas, raspe as cenouras e limpe a couve. Lave todos os ingredientes e coza em água temperada com sal. Coza os ovos à parte durante 10 minutos. Num tacho, leve ao lume azeite, banha e cebolas cortadas em rodelas finas. Quando a cebola ficar translúcida, regue com o vinho e um pouco de água de cozer o bacalhau. Deixe ferver até reduzir para metade. Numa travessa, disponha o bacalhau, os legumes e os ovos descascados e cortados.

Para a Roupa Velha, refogue o alho e a cebola no azeite e, quando estiver transparente, misture as batatas, as hortaliças e o bacalhau. Envolva tudo e deixe apurar alguns minutos.

Para a sobremesa, as tão saborosas rabanadas, apare o pão nas pontas e parta-o ao meio. Coloque o leite a aquecer e acrescente uma pitada de sal, um pau de canela, canela em pó e açúcar a gosto. Demolhe os pães nesse leite morno de forma a que fiquem bem cobertos e bem empapados. Esprema bem os pães e coloque-os numa travessa a repousar. Em seguida, molhe-os no ovo, deixando absorver bem. Frite em óleo quente e abundante. Retire e polvilhe com açúcar misturado com canela.

Bom apetite!