Luísa Tavares Moreira, Coordenadora e fundadora do Projeto Fénix, conduziu esta visita que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Vice-Presidente, Luís Diamantino.

Depois de visitar as instalações do Miminho, João Costa referiu-se à instituição como “um projeto muito interessante e com uma forma de trabalhar bastante inovadora e muito relevante”, salientando que “o recurso mais importante é a qualidade dos professores e educadores e a forma como se trabalha com os alunos. Esse é o material mais importante de uma escola”.

Sobre o Projeto Fénix, o Secretário de Estado transmitiu que “é um dos projetos que abraçamos e estimulamos e que mostramos como exemplo às escolas na implementação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar como uma das modalidades já em curso que cresceu na autonomia das escolas para se poder trabalhar de forma diferente e fazer aquilo que todos nos recomendam que façamos: agir aos primeiros sinais de dificuldade. Nunca deixar que as dificuldades dos alunos cresçam para eles nunca chegarem a ter sucesso”.

O Presidente da Câmara referiu que “este projeto, que começou quase como uma aventura (este era um terreno municipal que estava abandonado), temos, agora aqui um centro de excelência ao nível do melhor que existe em qualquer parte do mundo”, acrescentando que “as transformações que foram feitas nas instalações, por conta própria, para a aplicação do Projeto Fénix resultaram num magnífico aproveitamento deste espaço”.

Aires Pereira transmitiu que “o Projeto Fénix, que tem sido liderado e orientado pela Dr.ª Luísa Tavares Moreira, tem conquistado o país e está, nesta altura, a ser implantado em vários destinos de Portugal. É uma forma diferente de recuperar e de trazer os miúdos para a escola e de fazer com que aqueles que têm mais dificuldade sejam ajudados pelos que têm menos dificuldade”.

Em relação à Escola de Aldeia, na Barranha, o edil disse que “tratando-se de uma escola pública é da responsabilidade da Câmara Municipal. Foi construída por nós e tem vindo a sofrer algumas alterações devido à adoção do Projeto e, naturalmente, é o Município que assume essas transformações”.

Aires Pereira reconheceu a importância da adoção do Projeto Fénix na escola de Aguçadora visto tratar-se de um “meio mais rural”, no entanto com o mesmo objetivo “fazer com que os meninos de Aguçadoura não sintam nenhuma diferença quando um dia tiverem que enfrentar quer o ensino quer o mercado de trabalho. Portanto, este projeto em Aguçadoura é para nós um excelente projeto porque faz com que não haja diferenças de ensino entre a dita cidade e as nossas áreas mais rurais”.

Luísa Tavares Moreira assumiu que “é importante o reconhecimento por parte do Ministério da Educação. O Projeto Fénix continua a levar por diante um trabalho, melhorando sistematicamente as suas práticas e indo de encontro áquilo que é expectável que os alunos venham buscar à escola e a realização profissional dos docentes e dos auxiliares. Em suma, que os alunos que hoje estão no pré-escolar possam chegar com mais sucesso plural à escola do 1º ciclo e consequentemente”.

Atualmente, o Projeto Fénix já foi adotado por mais de 140 agrupamentos no país e a sua fundadora anunciou que “há dias, foi criada a Academia Fénix, da qual fazem parte universidades, empresários e professores” que, num trabalho conjunto, contribuem para o sucesso e crescimento deste Projeto.