Passar para o conteúdo principal

Memória descritiva

“As Músicas da República” é o título da conferência que o musicólogo Rui Vieira Nery proferirá na abertura da 32ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DA PÓVOA DE VARZIM (FIMPV). A programação, que se estende de 9 a 31 de Julho, abarca um largo espectro histórico, da Idade Média ao século XXI, e conta com a presença de eminentes solistas e agrupamentos internacionais. Destaque para o regresso de Jordi Savall, desta vez com os convidados Driss El Maloumi, Dimitris Psonis e Pedro Estevan (programa “Oriente-Ocidente”), os pianistas Éric Le Sage e Cristina Ortiz (comemoração do bicentenário dos nascimentos de Robert Schumann e Fryderyck Chopin), o Fine Arts Quartet (em quinteto com Cristina Ortiz), Amandine Beyer e Pierre Hantaï (violino e cravo), a Capilla Flamenca (música vocal e instrumental dos séculos XIV, XV e XVI), a orquestra barroca Il Gardellino, dirigida por Marcel Ponseele, e dois agrupamentos que actuarão pela primeira vez em Portugal – Stile Antico (música de Claudio Monteverdi), e Les Basses Réunies (com o violoncelista Bruno Cocset, num programa Bach).

Os apoios aos novos valores e à criação da nova música portuguesa continuam a ser objectivos estruturantes do FIMPV. Assim, além dos jovens elementos da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim dirgida por Luís Carvalho, e do Quarteto Verazin (os dois agrupamentos residentes do FIMPV), foram convidados alguns dos galardoados com o Prémio Jovens Músicos da RTP-Antena 2: o Duo XaSonaiP (2008), o Quarteto Blanc e o clarinetista João Moreira (2009). E ainda dois premiados pelo Concurso de Interpretação do EstorilLara Martins (2007), que se apresenta no FIMPV em duo com o pianista João Paulo Santos; e o fagotista Rui Lopes (2008). Monika Duarte Streitová, Nuno Pinto, Sérgio Pacheco, Ana Telles, Susanna Lidegran, Filipe Quaresma, Miguel e Paula Azguime – alguns dos mais importantes instrumentistas portugueses da actualidade –, integram o agrupamento Sond’Ar-te Electric Ensemble dirigido pelo compositor Pedro Amaral, cujo concerto é inteiramente consagrado à música portuguesa do séc. XXI.

Em estreia absoluta, duas obras dos jovens compositores Carlos Filipe Cruz e Gonçalo Gato. E as obras seleccionadas pelo júri do 5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim presidido pelo compositor Pedro Amaral, de quem também será estreada em Portugal a obra “Densités”: obras de Dinis Silva e Nuno Figueiredo (modalidade “música orquestral”) e Igor Silva e [ka’mi] (modalidade “música de câmara).

Estão previstas ainda diversas manifestações paralelas: em evidência os encontros informais do público com os jovens compositores cujas obras serão apresentadas em estreia absoluta; master classes de Cristina Ortiz, Fine Arts Quartet, Miguel Rocha e Marcel Ponseele; exposições diversas; e publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival, objecto do concurso À Descoberta do Património Musical especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região.

Em suma, o Festival propõe ao seu público música vocal e instrumental de 80 compositores, entre os quais 15 portugueses (sete obras inéditas). Foram convidados 120 intérpretes: 80 portugueses e os restantes provenientes de Espanha, Marrocos, Grécia, França, Reino-Unido, Brasil, Bélgica, Israel, Estados Unidos e Japão. Especiais homenagens dedicadas aos compositores Robert Schumann, Fryderyck Chopin, Hugo Wolf e Jorge Cronner de Vasconcelos, cujas efemérides se comemoram em 2010. Os diversos momentos do Festival decorrem nas Igrejas Matriz, Lapa e S. Pedro de Rates, no espaço cultural do Diana-BAR e nos Auditórios Municipal e do Museu da Póvoa de Varzim.

A realização desta edição ficar-se-á a dever aos patrocínios estruturantes da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes. Apoiam o evento importantes instituições, empresas e meios de comunicação social. A organização é de responsabilidade da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim.


                                                                                                                   Póvoa de Varzim, 21 de Abril de 2010.
Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.