Memória descritiva

O agrupamento italiano La Venexiana, sob direcção do contratenor Claudio Cavina, inaugura a 29ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DA PÓVOA DE VARZIM, que decorrerá entre 6 e 28 de Julho de 2007. Grande destaque na programação para a presença de outros solistas e agrupamentos de nível internacional, como o Quarteto de Cordas Prazák, Isabelle Faust (violino), Alexander Melnikov, Nikolaï Lugansky e Valentina Igoshina (piano), Arianna Savall (soprano e harpa), Dmitri Psonis (saz, santur e percussões), Conrad Steinmann (flautas e aulos), Petter Udland Johansen (tenor, lira e haringfele), e o agrupamento instrumental belga Il Gardelino, com o oboísta Marcel Ponseele.
Tendencialmente abrangente, a programação deste ano apresenta uma vasta perspectiva histórica da grande música europeia, desde a da Grécia clássica (século VI a. C.), até à contemporaneidade. E inclui música portuguesa e alguns dos músicos portugueses mais relevantes da actualidade: o Coro Gulbenkian e os membros do agrupamento Camerata Senza Misura são disso flagrantes paradigmas.
Prossegue também o apoio do Festival aos novos valores e à criação da nova música portuguesa. Assim, foram convidados alguns dos galardoados com o Prémio Jovens Músicos 2006 da RDP (iniciativa com que o Festival mantém parceria), a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim sob direcção do Maestro Osvaldo Ferreira e o (Des)Concertante Trio, primeiro prémio 2006 da “Coupe Mondiale de Accordion” (modalidade de música de câmara) recentemente realizada na Noruega. A primeira apresentação pública do Quarteto Residente do FIMPV  (quarteto de cordas) ficará a marcar esta edição de forma muito especial. E serão apresentadas em estreia absoluta as obras premiadas no 2º Prémio Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (modalidades de música sinfónica e música de câmara), cujo júri é presidido pelo compositor Luís Tinoco.
Ao longo do Festival significativas homenagens serão prestadas aos compositores Domenico Scarlatti, Heitor Villa-Lobos e Maurice Ravel, cujas efemérides se comemoram em 2007.
Estão previstos ainda uma conferência na abertura desta 29ª edição, a cargo do musicólogo Rui Vieira Nery, e encontros informais com os compositores galardoados no 2º Prémio Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, ao longo dos quais o público terá oportunidade de também participar na atribuição da ordem das obras premiadas, logo após a estreia absoluta; master classes de António Salgado, Quarteto de Cordas Prazák, Valentina Igoshina, Augusto Trindade, Miguel Rocha e Marcel Ponseele; exposições diversas; e o concurso “À Descoberta do Património Musical”  especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região, que constará de publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival.
Os diversos momentos do Festival decorrerão nas Igrejas Matriz e S. Pedro de Rates, no espaço cultural do Diana-BAR e no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim.
A concretização da programação ficar-se-á a dever aos patrocínios institucionais do Ministério da Cultura/Instituto das Artes e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, além do apoio de diversas instituições e meios de comunicação social.

Póvoa de Varzim, Abril de 2007