Jorge Gameiro é Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISLA e Pós graduado em Gestão da Qualidade pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Sul e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Complutense de Madrid. Consultor, formador e auditor desde 1998, em entidades privadas e públicas. Desde 2008 que desenvolve atividade também em organizações da economia social. É autor do livro “Dar + valor às pessoas” e coautor de estudos técnicos na área da formação e políticas ativas de emprego.

O tema do envelhecimento ativo e saudável, pela sua importância, pertinência e urgência, encontra-se atualmente na ordem do dia.

O livro “felicidade 100 idade” aborda a temática do envelhecimento ativo e saudável, para muitos considerado um dos desafios societais do século XXI.

Com prefácio do ator Ruy de Carvalho, o livro começa no primeiro capítulo por fazer uma abordagem ao envelhecimento da população mundial, quais os desafios a enfrentar, propostas para uma participação mais ativa dos seniores na comunidade e como podemos tornar as cidades mais amigas dos cidadãos seniores.

Num segundo capítulo é abordado o envelhecimento ativo e saudável, suportado numa visão holística integrada do ser humano, na componente da saúde.

No terceiro capítulo são apresentadas um conjunto de entrevistas efetuadas a organizações representativas de várias áreas da saúde, onde são dados conselhos e recomendações para um envelhecimento ativo e saudável, que podem ser seguidas por todos a nível individual, mas também, por todos aqueles (cuidadores formais e informais, famílias, instituições da área social, entre outras) que interagem com a população sénior.

O livro termina com um quarto capítulo onde são apresentados um conjunto de reflexões e testemunhos de várias pessoas, verdadeiros exemplos de envelhecimento ativo e saudável. De entre vários anónimos, destacam-se alguns conhecidos do grande público, como sejam o ator Ruy de Carvalho, o médico Gentil Martins ou o cantor Marco Paulo.