A Masterclass de violoncelo destinava-se a alunos de violoncelo e teve como principais objetivos: o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos, partilhando experiências musicais individuais ou coletivas, motivar o progresso na aprendizagem e fomentar hábitos de estudo regulares.

Miguel Rocha foi quem dirigiu esta Masterclass que contou com a participação de 7 alunos de violoncelo.

Miguel Rocha estudou no Conservatório do Porto e prosseguiu a sua formação no estrangeiro. Foi violoncelista solo na “Sinfonieta de Lausanne” de 1996 a 1999. Leccionou durante 10 anos em várias escolas em França, nomeadamente no Conservatoire National de Belfort, Grenoble, Annecy e na Suiça, em Lausanne, de 1997 a 2000.

 Em 2001, regressou a Portugal, onde desenvolve uma intensa atividade como solista e músico de câmara, assim como pedagogo, na Escola Superior de Castelo Branco – ESART.

Tocou em várias formações com Ana Bela Chaves, António Rosado, Luíz Moura Castro, Daniel Rowland , Miguel Borges Coelho, Aníbal Lima, Filipe Pinto Ribeiro, etc.

 Como membro do Duo Contracello gravou três CD. Com o Trio Athena, gravou um CD em França, com os trios de Debussy e Beethoven.

 No Violoncelo barroco, com o Ensemble Avondano, participou na edição e gravação de repertório inédito do séc. XVIII português –  As quatro sonatas e dois duos de João Baptista André Avondano (com o violoncelo Stradivarius “King of Portugal”) e na gravação de um segundo CD, com Os Trios Sonata de Pedro António Avondano (com o Violoncelo Galrão, do Sec. XVIII).

Atualmente, é Professor Coordenador e Coordenador da Licenciatura em Música na ESART.