Francisco José Santos é natural de Souto, Santa Maria da Feira, e licenciado em Geografia, exercendo a profissão de controlador de tráfego aéreo. Encontra nos tempos livres a oportunidade do encontro com a paixão pela literatura. Uma vez mais, o autor procurou inspiração caminhando pelos trilhos do seu mundo imaginário e distante. “Os Relógios Mágicos” é o segundo livro que publica, depois de “As Pedras do Sol”.

A história de “Os Relógios Mágicos” atravessa as linhas de vivência de dois casais em contextos diferentes. Uma visita a um mosteiro abandonado e em ruínas levam Vasco e Mafalda a encontrarem um objeto antigo e estranho: um Astrarium ou relógio astronómico. Esse objeto acaba por ser a saída de emergência para ambos que, sem saberem porquê, se viram encurralados por um grupo de supostas freiras com intenções nada cordiais.

Ao mesmo tempo, Filipa e Henrique gozavam das mordomias de um Hotel, em pleno centro da cidade de Montreux, sendo interrompidos por uma bela estranha com pressa em desloca-los para um desconforto longínquo e desconhecido… Para o planeta Gliese 333.

Com este livro, Francisco José Santos atrai os leitores para um mundo de fantasia desafiante, tendo por fio condutor uma ideia – (…) “Com centenas de sistemas solares e milhares de planetas seria muito azar, ou sorte, estarmos sós neste canto do universo arredondado e paradisíaco.”