Às 14h30, há encontro marcado com Maria João Barros para “Costura desenhada e outras histórias”, em que será dada a conhecer uma arte relacionada com a Costura e os livros.

Em vez de ser uma costureira de roupas para a indumentária humana, é uma costureira de histórias, com tecidos, trapos, costura desenhada … e depois, como por magia, tudo se transforma em contos, histórias, até serem livros.

Nesta sessão, os alunos presentes terão a possibilidade de ver a Maria João a costurar uma história, desenhando, recortando tecidos, colando-os até se transformar num livro de histórias.

Desenhar, colar, recortar e pintar é o que Maria João Barros gosto mais de fazer. Depois, apareceu uma máquina de costura lá em casa e como gosta também de descobrir como as máquinas funcionam, foi experimentando. Agora, é deixar que a imaginação, essa ligação entre o consciente e o subconsciente, atinja as mais variadas formas.

Maria João Barros nasceu em Fevereiro de 1973, viveu na cidade do Porto, onde frequentou a então Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Licenciada em Tecnologia da Comunicação Audiovisual no Instituto Politécnico do Porto, em 1996 foi viver para Colónia (Alemanha), onde se destacou na produção de várias exposições individuais e coletivas de fotografia.

Desde 2004 que vive na Póvoa de Varzim, onde colaborou no projeto refundador do jornal “O Comércio da Póvoa de Varzim” como Diretora de Imagem. Neste momento, ensina a arte de desenhar a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.