Aires Pereira começou por dedicar as primeiras palavras ao atual Presidente da AEPVZ, após este ter anunciado que não se iria recandidatar ao cargo nas próximas eleições. No seu discurso, transmitiu apreço pelo trabalho desenvolvido por Joaquim Araújo, fruto da consolidação de um bom relacionamento institucional entre o Município e a Associação Empresarial; sendo os encontros promovidos em todas as freguesias do concelho exemplo disso mesmo.

Em relação ao futuro, o Presidente da Câmara advertiu para os desafios que a nova direção terá necessariamente que enfrentar, mas que se podem revelar como uma oportunidade única para impulsionar a atividade da Associação Empresarial. É o caso dos fundos comunitários, com uma previsão de investimento superior a 60 mil milhões de euros no âmbito do 2030, que poderão viabilizar “desde logo, a construção do Centro Empresarial, que aguarda o apoio do governo disponibilizando o financiamento para construir este equipamento na Zona Industrial de Laúndos”.

Por isso, é importante que “a nível local, estejamos organizados para podermos aproveitar estes recursos para a modernização do país e valorização do tecido empresarial, por forma a sermos um país competitivo”. Aires Pereira terminou o seu discurso relembrando que a Câmara Municipal não é a solução, uma vez que quem cria riqueza e postos de trabalho são efetivamente os empresários, contudo “fazemos parte dela e estamos sempre disponíveis para contribuir ativamente para o desenvolvimento económico o nosso concelho”.

Em representação da Associação Empresarial de Portugal, o seu Vice-Presidente, Luís Ceia, referiu-se à importância dos empresários terem representatividade na associação do seu concelho “qualquer pessoa com atividade profissional na Póvoa de Varzim deve filiar-se aproximando-se às entidades locais. É importante terem interação cívica com a associação”.