Depois de conhecer as instalações, a Ministra sublinhou diversos aspetos importantes para o desenvolvimento da Póvoa de Varzim e do país no que concerne a indústria conserveira: “este setor representa mais de 200 milhões de euros por ano em exportações. “A Poveira” é um bom exemplo de aplicação dos fundos comunitários. Foi feito um investimento de 9 milhões de euros nos últimos três anos que resultou no aumento de postos de trabalho, numa maior eficiência energética e na capacidade de produção”.

Ana Paula Vitorino trouxe consigo boas notícias para os pescadores: “o aumento da cota da sardinha (para 17 mil toneladas), o que faz que se possa prolongar a pesca até final de outubro. Este aumento será benéfico para os pescadores mas também para a indústria conserveira”. A Ministra quis salientar o esforço que os pescadores têm feito nos últimos anos para gerir de forma sustentável as cotas da sardinha. Também pelas alterações climáticas houve um decréscimo do peixe e graças ao trabalho concertado com os pescadores que, apesar desta situação, estejamos em recuperação. No entanto, temos de provar cientificamente à União Europeia que existe essa recuperação e que está a ser feito um bom trabalho”.

Ana Paula Vitorino anunciou, ainda, que serão abertas novas candidaturas para fundos comunitários. “Existem 27 milhões de euros para projetos de aumento de eficiência energética e de capacidade produtiva. Esta é uma oportunidade para Portugal consolidar a sua posição na indústria conserveira e como exportador deste produto. “A Poveira” e outras fábricas deste ramo têm a oportunidade de se candidatarem a estes fundos e melhorarem substancialmente as suas condições de trabalho”.

Relativamente à questão do assoreamento, a Ministra explicou que foi formado um grupo de trabalho com o objetivo de se obter uma solução a médio/ longo prazo. Mas, enquanto essa solução não surge e, uma vez que o tempo não para, será realizada uma dragagem, o mais tardar, em outubro”.

Sobre este último assunto, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, louvou “a constituição de um grupo de trabalho para estudar a melhor solução para o Porto de Pesca. Outubro não é a melhor altura para se efetuar uma dragagem mas, também, sempre defendi que é preferível fazer a não fazer de todo de modo a darmos garantias de segurança aos nossos pescadores. Parece-me que o Ministério do Mar está a encarar com seriedade esta questão”.

Já sobre “A Poveira”, o autarca afirmou estar feliz com a expansão da fábrica para um terreno cedido pela Câmara Municipal. “Estão mais 50 pessoas a trabalhar graças a essa ampliação e isso é o mais importante para mim“.