A acompanhá-lo estavam as associações locais que, como o próprio referiu, “ se dedicam de corpo e alma às comemorações e fazem um excelente trabalho”. O autarca disse-se “orgulhoso por colaborar com estas pessoas que se empenham em tornar as Festas da Cidade num acontecimento memorável”.

Durante dez dias a Póvoa de Varzim vai viver intensamente as festividades do padroeiro dos pescadores – razão para esta comemoração ser tão querida para os poveiros, cujas tradições são inseparáveis da actividade piscatória. De 25 de Junho a 4 de Julho, a Póvoa será o epicentro da alegria e da animação. A dar o pontapé de saída estará o S. Pedrinho e a Pequenada no dia 25, às 10h00, no Auditório da Lota. Os artistas têm entre os quatro e os seis anos e representam os infantários do concelho. Vestidas e penteadas a rigor, as crianças dançam as coreografias idealizadas pela suas educadoras de infância com todo o empenho, como se de profissionais se tratassem. De saltos altos, as meninas esboçam sorrisos com muita vaidade, não disfarçando o orgulho por estarem a actuar em frente a centenas de pessoas que se juntam no Auditório da Lota. Os rapazes não lhes ficam atrás. Com as suas calças pretas e camisas brancas, dançam e cantam com a maior alegria. De facto, “a Festa da Cidade não poderia arrancar da melhor forma”, acrescentou Luís Diamantino.

Cartaz SPEDRO2010

Comer sardinhas assadas, saltar fogueiras, dançar até de manhã. É assim a noitada de S. Pedro, de 28 para 29 de Junho. Milhares de pessoas divertem-se nas ruas da Póvoa, indo de bairro em bairro para ver os tronos – inaugurados no dia anterior – e assistir às rusgas. Os seis bairros (Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte) esmeram-se nos seus trajes, na decoração das suas ruas e na concepção dos adereços utilizados nas coreografias. Tudo isto torna o S. Pedro uma noite inesquecível.

No dia 29, feriado municipal, têm lugar as comemorações religiosas. Às 11h00, na Igreja da Lapa, será celebrada a Missa de S. Pedro e, às 17h00, terá início a Majestosa Procissão de S. Pedro. Esta irá sair da Igreja Matriz, passando pela Praça do Almada, Rua da Junqueira, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, até à Igreja da Lapa.

No mesmo dia, às 22h00, no estádio do Varzim Sport Club, os seis bairros voltam a mostrar-se. Primeiro todos juntos e depois um a um, marcham perante uma verdadeira multidão que aplaude e vibra com esta festa. A este propósito, o vereador do Pelouro da Cultura lembrou que “este espectáculo foi idealizado para que as pessoas se pudessem divertir. O bairrismo e a competição dão vida ao evento, mas é desnecessário e inaceitável desrespeitar os outros”. Luís Diamantino acrescentou, ainda, que “esta festa é de todos e para todos e é a altura ideal para mostrar a união da Póvoa”.

O desporto também é parte essencial do programa. Inserido nas comemorações do S. Pedro, o Grande Prémio é organizado pelo Pelouro do Desporto e pela União Desportiva de Beiriz. A prova irá acontecer no dia 4 de Julho, no cenário mais apropriado para esta altura do ano, a Avenida dos Banhos. Mas não é só… O programa de S. Pedro inclui ainda teatro, futebol, basquetebol, filatelia e o aniversário da Escola Prática de Serviços. Luís Diamantino deu especial atenção a esta última colaboração. “A Escola Prática de Serviços faz questão em participar na festa de S. Pedro, o que muito nos honra”, disse o autarca.

Conheça o programa completo no Portal Municipal.