Alguns dos autores dos artigos deste volume 47 estiveram presentes na sessão, nomeadamente, Amélia Polónia, em representação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que, em colaboração com a autarquia poveira, organizou o Congresso sobre os “500 anos do Foral Manuelino da Póvoa de Varzim”.

O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal assumiu que era um “orgulho ter no Município uma publicação com esta dimensão”, designando o lançamento de mais um volume como um “momento histórico”.

Luís Diamantino considera que “qualquer investigador, qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer a história da Póvoa de Varzim terá que, forçosamente, fazer este itinerário, terá que passar pelo Boletim Cultural. Cada vez mais, assume uma grande importância porque, neste volume especificamente, temos tudo o que se passou a nível cultural, no concelho, no último ano, desde os 500 anos do Foral Manuelino da Póvoa de Varzim assinalados com um Congresso (21 de novembro 2014) com intervenções de nível superior, até à recordação e à memória de ilustres poveiros e personagens ligados ao panorama cultural da Póvoa de Varzim, desde a Luísa Dacosta, passando pelo Dr. Énio, pelo Professor João Marques e também pela Susana da Costa”.

O Vice-Presidente transmitiu que “o Boletim tem uma abrangência extraordinária. Temos aqui muitos artigos de história local, como por exemplo, o da Igreja da Misericórdia, do Dr. Fernando Souto, e outros artigos que fazem história na Póvoa de Varzim e trazem à luz do dia alguns momentos que fizeram da Póvoa aquilo que é hoje. Por isso, nada melhor do que ter este Boletim na mesinha de cabeceira para sabermos quem somos e para onde vamos”.

O Vereador da Cultura fez questão de reconhecer o trabalho de imensos colaboradores, destacando o da Dr.ª Conceição Nogueira, Diretora do Boletim, que executa um “trabalho profundo, literário, analítico, com uma entrega total”, acrescentando que “já está a preparar o próximo número do Boletim”.

Neste sentido, Luís Diamantino transmitiu que “a Dr.ª Conceição Nogueira é, intelectualmente, uma jovem que consegue fazer de cada dia um desafio. É um exemplo para muitas pessoas que se acomodam em casa e não querem participar na vida da comunidade. A Dr.ª Conceição Nogueira fá-lo voluntariamente. É um privilégio ter uma colaboradora como ela”.

A Diretora do Boletim começou por agradecer à Plenimagem a conceção gráfica do Boletim, passando à apresentação da publicação.

Para Conceição Nogueira, se “o Boletim Cultural é «uma publicação diferente e necessária», como definiu o nosso atual Presidente, Eng. Aires Pereira, aquando da saída do volume 46, o primeiro número editado sob a sua presidência, o volume 47 tinha necessariamente de aparecer, ou não fosse ele uma publicação diferente e necessária”.

Recorrendo às palavras de Luís Diamantino, a Diretora transmitiu que “o nº 47, que hoje se apresenta, traz consigo um misto de satisfação e de pesar” e apresentou todos os artigos do Boletim, sendo que “quase metade das páginas deste novo volume são dedicadas aos 500 anos do Foral Manuelino da Póvoa de Varzim”.

Conceição Nogueira revelou que “com desaparecimento de três grandes personalidades poveiras, o Professor Dr. João Marques, a Luísa Dacosta e o Manoel de Oliveira, estes últimos agraciados por esta Câmara Municipal com a Medalha de Cidadãos Poveiros, bem como as comemorações de alguns centenários, nomeadamente o da Igreja da Misericórdia, entendemos fazer um Boletim quase temático. Cada publicação é fruto de um ano de trabalho, mas feito com o coração”.

Antes dos agradecimentos finais, Conceição Nogueira disse “e, agora, o volume 47 está nas vossas mãos, caros leitores. A partir deste momento, deixa de pertencer aos seus criadores – os nossos ilustres e indispensáveis Colaboradores. São eles que dão vida ao Póvoa de Varzim, na sua origem, pelo que lhes tributamos o nosso fundo reconhecimento; mas sois vós que o alimentais, na sua duração.

Não é verdade que «uma obra que não é lida é uma obra morta?». Estamos certos de que, uma vez mais, tal como tem acontecido com os números anteriores, este permanecerá “vivo” através da vossa leitura”.

Sobre o próximo volume, adiantou: “o número 48 já está projetado e posso revelar que vai ser dedicado ao Professor Dr. João Marques. Já temos uma longa lista de colaboradores e tudo é planeado com bastante antecedência”.

Veja a fotogaleria.