O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na sessão solene da comemoração que decorreu na manhã de domingo no Quartel dos Bombeiros.

O edil anunciou que “a Lipor autorizou a montagem de um centro de treinos nos seus terrenos em Laundos. Podem meter mãos à obra porque já há autorização para a edificação desse instrumento tão importante para o treino que precisam para desempenharem melhor a vossa função”.

No seu discurso, Aires Pereira começou por reconhecer “a real importância que tem para a sociedade em geral e para a Póvoa de Varzim, em particular, termos um corpo ativo e continuarmos a ter um conjunto de homens disponíveis a prestar ajuda muitas vezes àqueles que não resta outra ajuda que não seja a colaboração e a disponibilidade dos Bombeiros Portugueses e dos Bombeiros da Póvoa de Varzim”.

Ao Presidente da Direção dos Bombeiros, Rui Coelho, o edil deixou uma palavra de reconhecimento, pois “tem sabido conduzir esta lancha poveira do alto com mestria, sabedoria e espírito de responsabilidade colocando sempre à frente do que possa ser o interesse pessoal de muitos aquilo que é o interesse da instituição e aquilo que a instituição representa para todos os poveiros”.

Neste sentido, lembrou que “esta é a maior instituição da Póvoa de Varzim. Tem mais de 10 mil associados e daí a responsabilidade da representatividade que estes 10 mil poveiros depositam nesta instituição e esperam dela a respetiva contribuição para o seu bem-estar e para aquilo que muitas vezes é necessário”.

O atual Comandante dos Bombeiros, Francisco Nova, também foi reconhecido por Aires Pereira pela “coragem que teve em assumir esta responsabilidade de forma interina”. Transmitiu-lhe ainda que da parte do Presidente da Câmara e responsável máximo pela Proteção Civil “tem a minha confiança e colaboração”, garantindo-lhe que “nunca está sozinho”.

O Presidenta da Câmara referiu que os 139 anos de existência da associação são prova de “uma instituição que resiste a tudo” e “nunca os responsáveis pelo socorro deixaram de cumprir a sua missão, muitas vezes em situações particularmente difíceis. Mas nunca deixaram de estar presentes, nunca invocaram uma desculpa para não cumprirem aquilo que lhes era exigido nos momentos de vida desta instituição”.

O edil destacou o Quadro de Honra dos Bombeiros pedindo-lhes que continuem a colaborar e estejam por perto e aos Galardoados uma palavra de parabéns pela dedicação e trabalho ao longo dos anos, destacando António Serra pelos 35 anos de serviço.