Com o 16º Correntes d’Escritas, o Garrett inaugura-se como sala de cinema sendo que, em colaboração com o Cineclube Octopus, será exibido o filme Os Maias de João Botelho, às 21h45 de 26 de fevereiro.
Sinopse d’Os Maias
“Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Formado em medicina na Universidade de Coimbra e posteriormente educado numa longa viagem pela Europa, Carlos da Maia regressa a Lisboa no Outono de 1875, para grande alegria do avô. Nos catorze meses seguintes, nasce, cresce e morre a comédia e a tragédia de Carlos como a tragédia e a comédia de Portugal. A vida ociosa do médico aristocrata, invariavelmente acompanhado pelo seu par amigo, o génio da escrita e de obras “inacabadas”, o manipulador João da Ega, leva-o a ter amigos, a ter amantes e ao dolce fare niente, cheio de convicções. Até que se apaixona de verdade por uma mulher tão bela como uma madona e tão cheia de mistérios, como as heroínas da estética naturalista. Um personagem novo num romance esteticamente revolucionário. A vertigem: paixão louca para lá dos negrumes do passado, um novo e mais negro precipício, o incesto. Mesmo sabendo que Maria Eduarda é a irmã a paixão de Carlos não morre e vai ao limite. E depois termina abruptamente porque o velho Afonso da Maia morre para expiar o pecado terrível do seu neto, neto que era a razão da sua existência. E então em vez da morte do herói, nova invenção de Eça. Carlos e Ega partem para uma longa viagem de ócio e de pequenos prazeres. Dez anos depois, voltam a encontrar-se em Lisboa tão diferente e tão igual, a capital de um país a caminho da bancarrota. “Os Maias”, escrito pelo genial Eça de Queiroz, grande, melodramático, divertido e melancólico, aponta um destino sem remédio, tanto para a família Maia como para Portugal”. (João Botelho)
No dia 27 de fevereiro, sexta-feira, às 17h30, será exibido, na sala de atos do Garrett, o documentário Homem Ocupado – Em Casa de Cortázar, de Filipe Homem Fonseca e João Morales.
Sinopse de Homem Ocupado – Em Casa de Cortázar
“Casa Ocupada”, um dos mais famosos contos de Júlio Cortázar, incluído no livro “Bestiário”, fala-nos de uma habitação e de uma estranha relação com ela. Quisemos filmar a história. Viríamos a descobrir que tão intrigante casa fica em Lisboa, como atestam diversos depoimentos e alguns acontecimentos por explicar, em torno de figuras de incontestável importância da História universal.