Aires Pereira destacou o investimento autárquico que tem vindo a ser realizado para manter os níveis de referência da Póvoa de Varzim no que toca à literacia da sua população, o que se traduz em números muito positivos. Face à última década, o nosso concelho apresenta uma baixa taxa de abandono escolar (0,42% abaixo da média nacional), uma diminuição do nível global de iliteracia (menos 28% de pessoas sem escolaridade mínima), uma subida de 23% do número de licenciados e um crescimento de 31% no ensino secundário.

Apesar dos muitos desafios criados pela administração central no processo de descentralização, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim mantém “um espírito de colaboração” que permite garantir “um futuro melhor” da nossa comunidade escolar, num contexto socioeconómico complicado, relembrou Aires Pereira. Deste modo, o Presidente da Câmara sublinhou a importância da criação da Comissão de Acompanhamento, até porque “a descentralização está a ser feita com base num quadro de 2018 que, como se compreende, já não é o mesmo de agora”.

Na sua intervenção, Sérgio Afonso manifestou a “grande satisfação” da Direção Regional da Educação com a forma como a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim colocou o novo modelo em funcionamento e valorizou a resposta “assertiva e direta dos serviços municipais, não deixando que nada ficasse por fazer” ou faltasse às escolas nesta transição.