Pelas 20h00 locais, o agrupamento musical poveiro irá realizar um concerto na Igreja de Santiago, um dos pontos fulcrais que direciona os peregrinos para Compostela.

Esta  deslocação  resulta  de  um  convite  formulado  pelo  coro  lucense,  uma  vez  conhecedores  do  Coral “Ensaio” e do posicionamento da cidade da Póvoa de Varzim nos percursos dos Caminhos de Santiago (o da Costa e o do Interior, onde se perfilam a Cidade e a Vila de Rates, respetivamente).

É esperado que esta “embaixada poveira” dignifique a música e testemunhe a vivência cultural e a beleza da Póvoa de Varzim, em terras de Espanha.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoia a iniciativa.

O Coral “Ensaio” iniciou a sua atividade em Janeiro de 1989, sob a direção do Prof. José Abel Carriço. Inicialmente, este projeto surgiu com a criação da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, pelo Município desta cidade, em Maio de 1988, sendo formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados.

Ao longo da sua existência, apresentou-se em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da localidade e de várias cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Organizou e participou no 1º e 2º Encontro Internacional de Coros Amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram presentes coros vindos de Espanha e de França.

Tem-se apresentado em concerto, com alguma frequência, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, e tem sido presença constante nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates. Em 2013 participou no Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim.

Gravou para a edição em CD de “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”, nomeadamente, com temas populares poveiros.

Ao longo da sua intensa atividade, vem praticando um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses, nomeadamente poveiros. A sua presença em concerto tem sido “A Capella” ou em parceria com distintas formações instrumentais e destacados solistas.

Em janeiro 2015 assinalou o seu 26º aniversário e mantem-se sob a direção de José Abel Carriço.